Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 19 de julho de 2014

Colorado Demoiselle - Degustação nº 34


O nome Demoiselle é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade. A cerveja Demoiselle é da mesma forma uma cerveja elegante e simples para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate.


Cervejaria: Colorado

Cidade: Ribeirão Preto

ABV(%): 6

Estilo: Porter
Embalagem: Garrafa de 600 ml


É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom apresentou formação densa, cremosa e persistente, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete café, chocolate, caramelo e tostado, sendo de forma média. O lúpulo está presente bem leve, herbal. Presença de álcool não muito forte ao aproximar o copo do nariz. No sabor o café se sobressai juntamente a um leve toque tostado. Ao degustá-la sente-se a robustez e o intenso amargor. 

O aftertaste é duradouro e amargo. Com corpo elevado e rescência baixa, não é definitivamente uma cerveja para "beber uma atrás da outra". Adstringência tenra. A percepção alcoólica é oportuna. 

Uma ótima cerveja para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate.

Salut!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club