Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Leffe Blond - Degustação nº 50


Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A cerveja de alta fermentação é destinada aos apreciadores de cervejas especiais e deve ser lentamente saboreada para a percepção do sofisticado e complexo sabor de um líquido com séculos de tradição.

Cervejaria: Abbaye de Leffe
Origem: Bélgica
ABV(%): 6,6
Estilo: Belgian Blond Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo claro e levemente borbulhante. Sua espuma de cor branca apresentou formação média, cremosa e duradoura, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma frutado, leve presença de malte e cravo, de forma média. O lúpulo perfumado e floral está presente, deixando a cerveja com leve amargor. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor é levemente adocicado e remete a um delicioso frutado que remete a damasco, pêssego, além de toque de cravo. O lúpulo continua floral e contribui para equilibrar com o leve dulçor apresentado. 

O aftertaste é fugaz e levemente amargo. Corpo leve e rescência mediana conferem ótimo drinkability a esta cerveja, que possui baixo nível de adstringência, o que a deixa com a textura aguada. A percepção alcoólica é oportuna. Uma cerveja com bom custo benefício!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club