Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Invicta 1000 IBU - Degustação nº 112


Um Imperial IPA com 1000 IBUs feita para comemorar o aniversário de 2 anos da marca. IBU, do inglês Internacional Bittering Units, é a unidade de medida de quanto uma cerveja é amarga. Assim, é estimado que essa cerveja seja 100 vezes mais amarga que qualquer Standard Lager encontrada no mercado.

Cervejaria: Invicta 

Origem: Ribeirão Preto (Brasil)

ABV(%): 8
Estilo: Imperial Double IPA
Embalagem: Pressão (200 ml)

É uma cerveja de coloração cobre, com corpo levemente turvo. Sua espuma apresentou boa formação e longa persistência.

O aroma é intenso, cítrico, laranja, tangerina e maracujá. pouca presença de malte. Álcool bem equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor também é intenso e cítrico, com forte amargor, como era de se esperar. Um leve tostado antes do final. 

O retrogosto é duradouro e com o amargor que se espera, no entanto nada que assuste ou impeça que seja degustada com tranquilidade. Os 1000 IBUs criam medo a princípio em quem não está acostumado, mas no primeiro gole o mito se desfaz. Corpo de leve a médio, rescência mediana conferem bom drinkability a esta cerveja, mesmo com os 8% de teor alcoólico, muito bem inseridos por sinal. Muito boa IPA para quem busca um forte amargor combinado com aroma intenso.

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club