Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CERVEJARIAS DO BRASIL - ALENDA


Fundada por um casal de origem alemã em 30 de janeiro de 2010, a cervejaria Alenda é especializada na produção de cervejas de trigo de acordo com os métodos tradicionais utilizados nas cervejarias da Baviera, incluindo o processo de decocção e fermentação em tanques abertos (Dekoktionsverfahren und Gärung im offener Bottich). É empregado ainda o antigo método de fabricação Hefeweizen, onde a refermentação ocorre naturalmente dentro da garrafa.

Localizada em Morro Reuter, Rio Grande do Sul, produz 10 tipos de cervejas de trigo: Weissbier, Weizenbock, Dunkelweizen, Rauchweizen, Rauchweizendoppebock, Lavanda Weisse, Leichte-Weisse, Walachai, RauchweizenEisbock e Sommer-Weisse. São cervejas “vivas” uma vez que não são pasteurizadas, mantendo leveduras ativas que realçam seu aroma e sabor.

É considerada a menor microcervejaria instalada no Brasil, com capacidade produtiva de 1.000 litros/mês e é a única especializada na produção de cervejas de trigo. Seus proprietários dedicam os finais de semana para produção, há um final de semana em cada mês que é reservado a recepção de visitantes, porém devido ao tamanho das instalações e ao processo de fermentação em tanques abertos ser muito delicado, os grupos não ultrapassam 4 pessoas. 

Visitações devem ser agendadas com antecedência através do e-mail: contato@alendabier.com.br. Todo o equipamento foi projetado pelos proprietários e é inspirado nas pequenas cervejarias familiares alemãs que se dedicam a produção das cervejas de trigo tipo Weissbier. Por não serem pasteurizadas o comércio das cervejas é realizado somente no Rio Grande do Sul.

Endereço da Cervejaria: 
VRS 873, nº 2200 – Morro Reuter/RS

Locais para degustar as cervejas em Morro Reuter:
Restaurante El Paradiso – VRS 873 km 8
Casa Cervejeira – Rodovia BR 116, 7817 – Loja 03
Churrascaria Vento Serrano – Rua Mathias Mombach, 303 – Walachai.



A seguir a descrição de algumas das cervejas da Alenda:

Alenda Rauchweizen

Foi em uma viagem pela região da Francônia, na Baviera Alemã, que nos apaixonamos pelas cervejas defumadas e trouxemos inspiração para criar a Alenda Rauchweizen, cerveja complexa nos sabores, com um toque marcante de malte defumado. Sobre o surgimento do estilo Rauchbier, reza a lenda que um incêndio numa cervejaria em Bamberg teria contaminado com fumaça o malte que estava armazenado. O cervejeiro, por ser muito pobre, se viu obrigado a vender suas cervejas fabricadas com este malte. Ao contrário de suas expectativas, os consumidores aprovaram o novo sabor e após este fato ele manteve a produção das cervejas com o malte previamente defumado. Alenda Rauchweizen é ideal para ser harmonizada com pratos defumados, frios, carne de porco, churrasco, carnes grelhadas, alguns queijos, comida mexicana e frutos do mar. Para aproveitar ao máximo suas qualidades, aromas e sabores, recomendamos servir a cerveja Alenda Rauchweizen a uma temperatura entre 5 e 7ºC.
  • Teor Alcoólico: 5,2% ABV
  • Cor: 20 EBC
  • Amargor: 12 IBU

Alenda Weizenbock

Relatos históricos remontam o surgimento do estilo Weizenbock ao ano de 1907, na Baviera alemã. Por ser uma cerveja com teor alcoólico elevado, uma starkbier, é produzida por muitas cervejarias da Alemanha nos meses de inverno, principalmente na época do Natal. Nossa Alenda Weizenbock também é uma cerveja sazonal, sua produção inicia-se no primeiro final de semana do outono e termina no último final de semana do inverno. É uma cerveja de sabor intenso e marcante, ótima para os dias frios do inverno. Harmoniza muito bem com carnes assadas e defumadas, comida italiana, carnes de caça, goulash, peixes como truta e atum. Recomendamos servir a cerveja Alenda Weizenbock a uma temperatura entre 8 e 12ºC.
  • Teor Alcoólico: 7,0% ABV
  • Cor: 45 EBC
  • Amargor: 18 IBU

Alenda Dunkelweizen

Ainda pouco conhecido no Brasil, o estilo dunkelweizen é muito apreciado na região da baixa Baviera alemã. Para conseguirmos o mesmo sabor das autênticas cervejas escuras de trigo, as dunkles weissbier, utilizamos em nossa receita cinco tipos de malte. Essa combinação trouxe, além dos aromas tradicionais das cervejas de trigo, que são cravo e banana, outros como chocolate, baunilha, toffee e café. Harmoniza bem com carnes assadas e defumadas, comida mexicana, italiana, feijoada, peixes e pato assado. Nossa recomendação para melhor aproveitar as qualidades da Alenda Dunkelweizen é serví-la a uma temperatura entre 5 e 7ºC, preferencialmente vertendo todo o conteúdo da garrafa de uma só vez no copo tipo weizen, o mais apropriado para as cervejas de trigo.
  • Teor Alcoólico: 5,2% ABV
  • Cor: 38 EBC
  • Amargor: 12 IBU
Para maiores informações acesse: http://www.alendabier.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club