Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Brindes: costumes cervejeiros pelo mundo


A paixão pela cerveja une todo o mundo. A Globalização de informações e produtos fez com que bebidas locais atingissem as regiões mais remotas do mundo, disseminando a cultura cervejeira. A tradição dos alemães, a criatividade dos norte-americanos, o perfeccionismo dos belgas e a ousadia da nova escola inglesa estão hoje à disposição de quem quiser conhecê-los.

Mas, é claro, cada um desses povos tem as suas identidades, seus costumes enraizados ao longo de muitos anos. Quando falamos do momento do brinde e da degustação, é possível encontrar uma imensidão de práticas recorrentes em cada país. E, nesse post, vamos enumerar vários costumes que tornam este ritual ainda mais envolto de misticismo e história.


Espanha: No país ibérico conhecido pelas touradas, paellas e a arquitetura de Gaudí; brindar com copo de água é uma roubada. Diz a tradição que o indivíduo que cometer tal heresia será amaldiçoado com 7 anos de má performance na cama.

Alemanha: Os germânicos, maiores produtores de cerveja do mundo, possuem uma tradição bem curiosa: na noite anterior ao casamento, a noiva é “raptada” pelos padrinhos e levada para um bar. Ela só poderá voltar para os braços do amado depois que pagar uma rodada completa de cerveja para a rapaziada.

República Tcheca: Eles são os maiores consumidores “por cabeça” de brejas. E é claro que por aquelas bandas, brindar é coisa muito séria. Se você tiver tomando uma breja com a sua paquera, namorada ou ficante… Nada de brindar sem cruzar os braços, isso pode acabar, assim como na Espanha, em 7 anos de sexo ruim.

Hungria: Em 1843, 3 revolucionários húngaros que lutavam contra a Áustria foram executados. Os austríacos comemoraram a matança brindando (tocando os copos) com cerveja. Desde então, os húngaros não bridam.

China: No país mais populoso do mundo, os velhos cervejeiros são muito respeitados. Se você, jovem, tiver degustando uma cerveja com um senhor de idade, trate de, na hora de tocar os copos, tocar com a sua taça na parte inferior da dele, em sinal de respeito. Ahhh… E também na China, o primeiro gole deve ser de “virada”, colocando, logo após, os copos sobre a mesa para mostrar que nada sobrou.

Austrália: Sair para beber com os amigos e não pagar uma rodada de cerveja? Não rola na terra dos cangurus. Claro que rola aquele bom revezamento… Se na semana passada foi você, nesta sou eu.

Peru: Esquisitice na América Latina. No Peru, é comum dividir o mesmo copo de cerveja com os amigos… Coitadinho de quem fica com o último gole.

Moldávia: Esses daí gostam de brindar. Durante o jantar da família, os moldávios brindam uma vez (é comum até mais) à cada gole. Imaginamos que os copos de lá devam ser ultra-resistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club