Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como acontece a fermentação na cerveja?


Quando for degustar a próxima cerveja e pintar a dúvida “como ela é tão saborosa?”, você vai se lembrar desse texto, que explica como funciona a fermentação, a fase da produção cervejeira responsável pelo paladar da bebida. É nesse momento que a levedura começa a se alimentar dos açúcares que vêm dos ingredientes naturais usados na cerveja (no caso, o malte).

A fermentação é dividida em três categorias principais: a alta, a baixa e a espontânea. Mas qual é o significado de cada uma delas? E quais diferenças elas trazem para o sabor do líquido? Veja abaixo uma breve explicação sobre cada uma dessas reações:

Alta fermentação:
Neste tipo de fermentação são produzidos subprodutos/componentes aromáticos complexos que podem remeter a aromas frutados e até mesmo a especiarias, como por exemplo cravo. Para esse tipo de fermentação são utilizadas leveduras Saccharomyces cerevisiae.

Baixa fermentação:
Neste tipo de fermentação, as cervejas possuem características sensoriais principais provenientes das matérias-primas, como por exemplo o malte, derivados de pão, biscoito etc. Na baixa fermentação são utilizadas leveduras Saccharomyces calbergensis. 

Fermentação espontânea:
A fermentação se dá com leveduras selvagens (principalmente as Brettanomyces) e bactérias acéticas e lácticas existentes no ar ambiente. Na Bélgica é tradicional os fabricantes fermentarem e maturarem em barris de madeira. Sensorialmente destaca-se a acidez (lática e/ou acética).

See more at: http://www.sociedadedacerveja.com.br/como-acontece-a-fermentacao-na-cerveja/#sthash.2FrgJySm.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club