Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Eisenbahn Rauchbier - Degustação nº 152

Cerveja Eisenbahn

É um estilo de cerveja típica de Bamberg, região da Alemanha. Rauch significa fumaça em alemão e a cerveja ganhou esse nome por ser produzida a partir de maltes defumados. O malte utilizado na formulação da Eisenbahn Rauchbier não poderia vir de outro lugar que não fosse Bamberg, da melhor e mais famosa maltaria do mundo.

Cervajaria: Sudbrack (Grupo Brasil Kirin)
Origem: Brasil
ABV(%): 6,5
Estilo: Rauchbier
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração cobre e turva. Sua espuma de cor bege apresentou formação média,espumosa e de rápida dissolução, sem nenhuma transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a defumado, tonel de madeira e fumo. O lúpulo é impreceptível. Álcool evidente ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte remete a fumaça e torrado. 

O aftertaste é seco, amargo, fugaz e remete a fumo. Corpo médio, média carbonatação e álcool perceptível. A cerveja tem médio drinkability. Ainda não tive a oportunidade de experimentar outras do estilo para comparar, mas gostei da experiência.

Bebamos!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club