Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Governo tira do ar publicidade acusada de machismo

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,apos-reacao-furiosa-governo-tira-do-facebook-campanha-contra-abuso-de-alcool,1630171

Internautas criticaram a peça que fala sobre bebidas nas redes sociais


O Ministério da Justiça foi obrigado a tirar da sua página no Facebook um peça da campanha "Bebeu, Perdeu", que mira o abuso do álcool por adolescentes, depois da reação furiosa dos internautas. O post mostra duas adolescentes rindo de uma terceira, que aparece triste enquanto olha o celular e o texto diz: "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo."

A ideia de passar mensagens bem humoradas para que os jovens não bebam foi vista pelos internautas como machista e indutora de bullying e assédio sexual. Em poucas horas, já havia recebido centenas de críticas, até que o ministério decidiu tirá-la do ar, substituindo por uma explicação. "A campanha #BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a SPM (Secretaria de Políticas para a Mulher) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços", diz o texto.

Ainda assim, os internautas não perdoaram. A campanha toda — que é composta de cinco VTs, cartazes em aeroportos e rodoviárias, além de um post no Facebook por dia até o 22 deste mês — passou a ser criticada como moralista e ineficaz. Ainda assim, o ministério afirma que será mantida. A assessoria de imprensa, no entanto, informou à reportagem que todas as demais peças estão sendo revisadas — para que se tenha certeza de que não vão também causar reações negativas.

O post criticado pelos internautas usa uma foto de um site das chamadas stock photos — ensaios feitos para venda comercial —, o shutterstock, usado comumente por empresas de publicidade. O título do ensaio é "teenage girl being bullied by text message in mobile phone" — em português, "adolescente sofrendo bullying por mensagem de texto de celular" —, o que ajuda a explicar a reação negativa à peça.

Os demais vídeos e cartazes, que devem ser mantidos pelo ministério, mostram jovens, homens e mulheres, que deixaram de se divertir por estarem bêbados demais ou por estarem de ressaca no dia seguinte. Em um dos VTs, uma jovem acorda de ressaca e vê fotos dos amigos se divertindo na noite anterior e se dá conta que perdeu o paquera para outra menina. Em outro, um rapaz bebe demais, não consegue beijar a menina que queria e a perde para outro. O ministério confirma que a campanha será mantida não apenas para o carnaval, mas para momentos como férias escolares, réveillon e Oktoberfest.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club