Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Preço da cerveja sobe com aumento de tributos


Desce quadrado. Segundo presidente da associação dos fabricantes, nova tributação vai provocar aumento. Alta do dólar também deve pressionar os preços até o final do ano

O preço da cerveja consumida no balcão ou na mesa de bares e restaurantes avançou 10,75% de fevereiro do ano passado a janeiro deste ano. A variação, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira,6, mostra que o preço da “loira” aumentou além da inflação de 7,14% medida nos últimos 12 meses pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Mas a alta da cerveja não foi tão agressiva como a da batata inglesa, por exemplo, cujos preços se expandiram 50,02% no mesmo período.

Poderia a cerveja consumida fora de casa se aproximar de um valor que caminha a par e passo com a inflação geral dos preços? A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) diz que não e afirma que o preço da bebida deve subir em média 5% já em maio, quando entra em vigor a lei que aumenta impostos e altera o modelo de cobranças de tributos de bebidas frias.

A estimativa é de que a carga tributária suba 10%. A alíquota do PIS/Pasep será de 2,32%; a da Cofins, de 10,68%; e o do IPI, de 6%. As alíquotas são fixas e, segundo a Afrebras, certamente terão impacto no preço final do produto.

“Os preços das cervejas, assim como dos refrigerantes, muitas vezes sobem acima da inflação em alguns períodos porque o comércio busca aumentar sua margem, mesmo quando na indústria não há aumento”, diz o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.

Para ele, neste ano de 2015 é muito pouco prová- vel que o preço da cerveja acompanhe a inflação. Os reajustes serão maiores. “Até o fim do ano o aumento será de pelo menos 10%”, afirma Bairros.

“Além da nova carga tributária a partir de 1º de maio, existe ainda a pressão das matérias-primas, como o malte e as latinhas, que são cotados em dólar. E o dólar, como estamos vendo, está subindo dia após dia”, diz o presidente. Mas nem tudo é má notícia. Segundo Bairros, os preços devem se manter neste Carnaval: “O que tinha de subir já subiu no fim do ano.” 

Fonte: Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club