Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 31 de março de 2015

Cerveja e história: conheça o Beer Road na Lituânia

Do alto do Castelo Gediminas é possível ter uma bela vista da cidade de Vilnius (Divulgação: Facebook)

O Beer Road levará o público a conhecer as melhores cervejas locais e destinos históricos da Lituânia, em uma visita à tradicionais cidades de Birzai e Vilnius. Além dos passeios pelas três cervejarias mais famosas do país, com direito a um curso específico de cerveja, o roteiro ainda garante belas paisagens e muita história.

Uma breve estadia em Vilnius dá um ar histórico ao passeio, em uma cidade que ainda mantém grande parte de sua arquitetura do estilo gótica impecável. Monumentos como o Castelo Gediminas e a famosa rua Pilies envolvem e criam um ambiente que levam o visitante de volta à antiguidade. 

Já em Birzai, a primeira parada é na cervejaria Butautai Manor Brewery, mantida por familiares desde sua criação, e que ganhou com sua cerveja o prêmio de Produto Lituano do Ano, em 2010. Referência no meio, a Butautai criou um curso para ensinar as maneiras de se produzir uma boa cerveja, que se tornou um dos atrativos aos visitantes.

Uma das mais antigas cervejarias da Lituânia, a Birzai Beer, além de ter uma das mais bem conceituadas cervejas do país, mantém uma adega datada de 1882. Já na Runkuskiai Beer Manor, vinte anos de serviços garantem a cerveja artesanal chamada de “descoberta da nova geração” como uma das curiosidades aos amantes tradicionais da bebida.

Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club