Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cerveja gourmet é aposta de empresários em São José, SP

Com mercado em expansão, tem gente virando mestre cervejeiro.
Cervejas têm sabor e aroma diferenciado e atraem apreciadores da bebida.


Empresários apostam na produção de
cervejas artesanais. (Foto:Reprodução/Vanguarda)

Quem gosta de apreciar uma cerveja com os amigos, pode investir nestes encontros. A nova moda é a cerveja artesanal ou gourmet, que têm conquistado o paladar dos consumidores em São José dos Campos. Com o mercado em expansão, tem gente virando mestre cervejeiro.

Com o aumento de fabricantes, cresce também a variedade de sabores - sempre tem gente criando uma nova receita.

O engenheiro José Sérgio de Oliveira Vilela é um dos apaixonados pela bebida e, desde que saiu da empresa onde trabalha, investiu no hobby e brinca de fazer cerveja em casa. "A vantagem é a possibilidade de inovar e buscar novos processos, colocar nossa marca na cerveja", afirmou.

Ele disse que foi um dos primeiros a trazer esse costume para a região e entrou para a confraria dos cervejeiros artesanais do Vale, que tem mais de 50 membros. "Nos encontramos normalmente uma vez por mês. Fazemos trocas de receitas e processos", contou Vilela.


No mercado das cervejas para ser considerado gourmet é preciso respeitar o conceito chamado de drinkability, na tradução do inglês, seria uma "cerveja tomável", ou aquela que deve ser degustada.

O empresário Marcelo Portela é um dos novatos no ramo. Formado em economia, ele não ficou muito tempo na área. Portela fez um curso de fabricação de cervejas e hoje tem uma cervejaria artesanal no Vale do Paraíba.

No local, ele produz quatro tipos de bebida, que ele garante que são feitas com ingredientes que trazem um sabor diferente ao produto se comparado com as cervejas industriais. "Existe ainda um mundo de cervejas a serem conhecidas. Neste processo que desenvolvemos a cerveja fica pronta em cerca de 20 minutos", contou.

Lojas
Para quem é apaixonado por cerveja artesanal já não precisa mais ir para a capital para conhecer e degustar novos sabores.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club