Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 31 de março de 2015

Cervejaria de Goiás cria cerveja de pequi, fruto típico do Cerrado


Quem vai a Goiás costuma saborear uma das receitas famosas do Estado, o arroz com pequi. Pequi é uma fruta típica do Cerrado com gosto e cheiro fortes. Uma cervejaria goiana resolveu inovar e fazer uma cerveja de pequi. A fábrica já tem experiência em misturas inusitadas. Eles já colocaram rapadura, cacau e até pimenta na bebida.

Em outubro do ano passado, para celebrar os 81 anos de lançamento da pedra fundamental de Goiânia, a Cervejaria Goyaz elaborou um produto especial, que traz em sua composição um elemento que muito bem simboliza a riqueza do cerrado brasileiro. A versão especial batizada de Colombina Goyania incluiu entre seus nobres elementos uma iguaria goiana – o pequi, e promete agradar aos mais seletos paladares.

Conforme explica o sommelier cervejeiro responsável pela inusitada receita, Alberto Nascimento, a Colombina Goyania permitiu a incorporação do estilo Saison entre os já trabalhados pela cervejaria. “Esta será a primeira Colombina produzida neste estilo. Já contamos em nosso portfólio com a IPA, Lager e a Weiss”, explica.

E essa escolha não foi aleatória, reforça Alberto. O estilo Saison, original da região da Valônia, na Bélgica, é caracterizado por ter sua produção bastante ligada ao campo. Tanto que sua releitura nos Estado Unidos foi denominada de Farm House Ale, ou segundo a tradução espontânea, Cerveja de Celeiro. “Esse estilo combina muito bem com os traços culturais dos goianos, que apesar de serem altamente cosmopolitas, se orgulham de suas origens pautadas no campo e na simplicidade do homem ligado à terra. Para exaltar essa característica, resolvemos batizar o nosso estilo de “Saison do pé rachado”, esclarece.

A Colombina Goyania é resultado de uma combinação de seis tipos de malte, polpa de pequi e adição de lúpulo alemão Saphir pela técnica de Dry Hopping, feita após a sua fermentação. Como resultado, adianta o sommelier, obteve-se uma cerveja de cor dourada, leve, refrescante, de final seco e levemente ácido. 

Essa não é a primeira versão da Colombina a levar a adição de ingredientes regionais, esclarece a proprietária da cervejaria, Patrícia Mercês. Sua versão IPA leva na composição rapadura Moça Branca produzida por uma família de agricultores de Nerópolis. A criação foi reconhecida durante o último Concurso Brasileiro da Cerveja, onde conquistou o primeiro lugar em seu estilo. 

Recentemente, a Cervejaria criou uma versão batizada de Pepper Lager, que levou adição de pimenta bode, e conferiu uma agradável picância ao produto. Outra escolha regional foi pelo limão china e a tangerina fuxiqueira que juntos incorporaram sabor à Wit Bier elaborada especialmente para um festival gastronômico da capital. “Estamos preparando uma surpresa para ser lançada até o final do ano que levará adição de Baru”, adianta Patrícia.

Ao se deparar com a Colombina Goyania é possível notar que seu conceito foi todo idealizado como forma de homenagear a capital dos goianos. A forma como o nome foi grafado remete-se à escolha de Pedro Ludovico Teixeira para batizar a recém criada cidade, inicialmente com o Y ocupando o lugar do I. A fonte escolhida para o rótulo faz uma releitura do traçado Art Decò, do qual Goiânia é detentora de um dos mais ricos acervos no país. “Esse produto muito nos engrandece e é para nós uma oportunidade de homenagear a todos que, assim como nós, têm orgulho de ser goiano”, finaliza Patrícia. 

Sobre a Cervejaria Goyaz

Há 14 anos a Cervejaria Goyaz se dedica à produção cervejeira na capital goiana. Além do já tradicional chopp Mercês, em fevereiro de 2014 a empresa optou em dedicar-se à produção de uma linha artesanal, denominada de Colombina, feita em três estilos: IPA, Weiss e Lager. Em oito meses, a versão especial do produto já conquistou além de Goiânia, Brasília, Curitiba, Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro. Atualmente, a Cervejaria dedica-se à sua popularização no estado de Goiás e no Distrito Federal. Para conseguir dar vazão à produção da Colombina junto à do Chopp Mercês foram investidos mais de R$500 mil no último semestre, o que permitiram à fábrica assumir uma capacidade instalada de 60 mil litros/mês.

Fonte: R7 e O Hoje

Um comentário:

  1. Onde encontrar a cerveja de Pequi em Brasilia. Teremos um campeonato de Pequi dia 28/02/2019 E gostaria de levar a cerveja.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club