Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 28 de março de 2015

Lúpulo presente na cerveja traz benefícios para a saúde e o bem-estar

Ingrediente pode ajudar no combate a resfriados e no fortalecimento do sistema imunológico

Há evidências de que o consumo moderado de cerveja torna o organismo mais resistente contra algumas infecçõesFoto: Diego Vara / Agencia RBS

Com o inverno se aproximando, a temporada de clima seco demanda maior cuidado com a saúde. A associação entre baixas temperaturas, maior nível de poluição do ar e diminuição da ocorrência de chuvas, aumenta os casos de alergias e infecções respiratórias, principalmente gripes e resfriados. Estudos já demonstraram que a cerveja pode ser uma importante aliada para diminuir o risco de infecções respiratórias.

O lúpulo, presente na cerveja, é uma planta usada para estabilizar os sabores e aromas da bebida e possui substâncias com ações anti-inflamatórias e antioxidantes e outros efeitos bioativos. Uma latinha de 350 ml contém teor de polifenóis semelhante a um cálice de 120 ml de vinho tinto (112 mg vs. 124,9 mg, respectivamente). Quanto maior a quantidade dessa substância, maior as chances de prevenção de doenças.

Uma recente pesquisa japonesa publicada este ano demonstrou que compostos do lúpulo são capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo com a proteção contra a pneumonia, outra doença frequente nesta época. Além da atuação direta na inibição dos vírus causadores de infecções respiratórias, há evidências de que o consumo moderado de cerveja ainda traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra algumas infecções.

Pesquisadores europeus do Centro de Información Cerveza y Salud, de Madri na Espanha, verificaram que o consumo diário de 330 ml de cerveja por mulheres e 660 ml por homens, no período total de um mês, aumentou a concentração de células de defesa do sistema imune nas mulheres, e a produção de anticorpos em ambos os sexos.

Estudos com o lúpulo também comprovam que este ingrediente ainda é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA – uma substância liberada pelos neurônios que diminui a ação do sistema nervoso, promovendo um efeito sedativo. A planta é alternativa possível para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono, que são condições associadas ao estresse e ao prejuízo da função do sistema imune.

A paixão nacional dos brasileiros, segundo o que apontam as pesquisas do Ibope, além de ser uma bebida saborosa e agradável possui propriedades importantes, e quando aliada a uma rotina de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e atividade física, pode trazer benefícios para a saúde. É possível aproveitar os benefícios da cerveja sem abrir mão de saúde e do bem-estar.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club