Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 18 de abril de 2015

Cervejas artesanais conquistam público e ganham espaço no mercado

No Brasil, a produção de cerveja cresceu 64% na última década.
Empreendedor investe em molhos feitos com ingredientes de cerveja.



No Brasil, o consumidor vai, aos poucos, experimentando novos sabores de cerveja. O mercado ainda é novo, mas há muito para ser explorado e são grandes as oportunidades para quem quer empreender e montar um negócio. Muitas vezes, não precisa nem saber fazer a cerveja.

A cervejinha é quase um ritual depois do trabalho. E nos últimos anos, as cervejas artesanais ganharam espaço para um público que gosta de experimentar cada vez mais.

Há sete anos, Paulo abriu um empório. Hoje, vende 700 rótulos de mais de 20 países. Desde a cerveja escocesa mais cara, de R$ 600, até uma belga com flocos de ouro no fundo da garrafa.

“O público não quer beber só a mesma coisa. As pessoas querem ter escolha. Então, produtor com personalidade, diferentes, com variedade. As pessoas vão se apaixonando. Isso tem acontecido no mundo inteiro”, diz Paulo Almeida, empresário da EAP.

No Brasil, a produção de cerveja cresceu 64% na última década, com quase 13,5 bilhões de litros por ano.

O crescimento dos números nesse mercado desperta o interesse de empreendedores. Há quase um ano, Douglas desenvolveu o "aplicativo do cervejeiro". Deu vontade de beber, é só digitar o nome ou estilo de cerveja, dar "ok" e ele mostra o bar mais perto onde vende o produto.

“A minha expectativa é ter a maior base de dados de cerveja do Brasil. Eu, pessoalmente, já visitei mais de 100 pontos de venda, tem bastante gente interessada, porque é uma ideia diferente do que existe hoje para se procurar cerveja”, conta o empreendedor Douglas Giacomini.

O mercado da cerveja é tão variado que o conceito da bebida extrapolou a garrafa. Hoje, a gente já encontra mostarda, catchup e molho de churrasco feitos com ingredientes de cerveja. E até sorvete de vários sabores também com cerveja.

A ideia foi de um empresário paulistano, que trabalha com cerveja há mais de duas décadas. Túlio descobriu que o que é gostoso de beber, também pode ser saboroso para comer. “Eles são artesanais, sem nenhum conservante, o único conservante dos molhos é um natural da cerveja que é o lúpulo”, diz Túlio Rodrigues.

Fonte: G1

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Ninkasi Beer Club