Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Einsenbahn Kölsch - Degustação nº 228



O nome Kölsch é protegido pela Convenção Kölsch, sendo restrito a 20 cervejarias da cidade e da região de Colônia, na Alemanha. A Convenção define a cerveja como "leve, com malte levemente pronunciado, bem lúpulada e de alta fermentação.

Harmoniza com pratos da culinária alemã, como salsichas diversas, carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco). Entre os queijos, combina com os macios de mofo branco, como brie, camembert e saint-maure; semimacio chevrotin; além de chèvre, chèvre à l´huile e chabichou.

Cervejaria: Sudbrack (Brasil Kirin)
Origem: Blumenau-SC(Brasil)
ABV(%): 5,5
Estilo: Kölsch
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração dourada, clara e borbulhante. Sua espuma é cremosa, de cor branca e apresentou formação densa e duradoura, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma presença leve de malte e pão. Lupulagem leve. Há presença de ésteres frutados remetendo a frutas brancas, maçã, pera.Presença de álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte é mais discreto, o amargor é levíssimo.  

O retrogosto é levemente amargo e seco. Corpo leve e rescência idem garantem ótimo drinkability a esta cerveja. Textura sedosa. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja bem suave, tanto no aroma bem como no sabor. Leve e refrescante.

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club