Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fábricas de cerveja da cidade atraem visitantes de todo o Brasil

Ribeirão ganha destaque nacional como destino turístico para os apaixonados por cerveja artesanal


Rodrigo Silveira, mestre-cervejeiro da Invicta, no mercado desde 2011, comemora o crescimento do setor de cervejas artesanais (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

As cervejas artesanais caíram no gosto dos brasileiros. Tanto é que, segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a produção aumentou 64% na última década e atingiu quase 13,5 bilhões de litros por ano.

Esse número coloca o Brasil como terceiro maior mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Em Ribeirão Preto já são cinco fábricas, que além de movimentar a economia local com a sua produção, agora também têm atraído os apaixonados por cervejas.

Tour cervejeiro

Na cidade que tem fama de ser a Terra do Chope, espaços voltados para as cervejas especiais têm o seu lugar garantido.

A partir daí, agências de turismo e empreendedores entusiastas enxergaram uma nova forma de negócio: os tours cervejeiros.

Fenômeno crescente, o turismo cervejeiro inclui visitas às fábricas e bares, guiados por um especialista. É uma verdadeira aula sobre as cervejas artesanais, em que os amantes da mistura básica de água, malte e lúpulo conseguem ver de perto o empenho dos mestres-cervejeiros em fazer um produto de qualidade.

E, se não bastasse, eles ainda têm a oportunidade de provar diferentes sabores, direto do tanque. 
Uma experiência única e que tem atraído pessoas de todo o Brasil para Ribeirão Preto.

Analista descobre Ribeirão por meio do tour

O paulista e analista de sistema Maurício Pequim Junior, de 45 anos, tem três paixões: cerveja, café e vinho. E, assim que ficou sabendo sobre a existência do tour cervejeiro em Ribeirão, ficou com vontade de fazer. E, neste ano, deu o passeio como presente de Dia das Mães para a mulher, Rosangela.

“Ela toma cerveja, mas o grande apreciador sou eu. Sou curioso e gosto de provar diferentes tipos”, conta. Segundo ele, além da oportunidade de degustar 14 rótulos diferentes, há um ganho muito grande em aprendizado.

Junior diz que em sua turma do tour havia pessoas de São Paulo, Bragança Paulista e de Ribeirão. “Não conhecia a cidade, mas conhecer Ribeirão a partir do tour cervejeiro foi uma ótima oportunidade”, frisa.

“Em São Paulo temos à disposição uma infinidade de opções de lazer. Mas, conhecer as cervejarias por dentro foi um passeio incrível. Tanto é que penso em voltar e trazer amigos”, conclui.

Fonte: Jornal a Cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club