Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 17 de maio de 2015

Medidas para reduzir impostos estaduais

Para advogado, a nova política tributária sobre as bebidas afeta diretamente o mercado regional


Para associação, a alta do dólar e os aumentos da energia elétrica e combustível esmagaram a margem de lucro das cervejarias pequenasFoto: Gilmar de Souza / Agência RBS

Por Osiris Reis - osiris.reis@santa.com.br

Para o advogado tributarista Samuel Gaertner Eberhardt, a nova política tributária sobre as bebidas afeta diretamente o mercado regional pois impõe tarifas mais elevadas de impostos. De acordo com ele, além da elevação das alíquotas, a criação de mecanismos para evitar a sonegação e a definição de chope e cerveja artesanal foram as principais mudanças na legislação.

Por outro lado, a alta do dólar e os aumentos da energia elétrica e combustível esmagaram a margem de lucro das cervejarias pequenas, de acordo com a Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc). Uma das alternativas para minimizar o impacto, de acordo com o presidente da categoria, Carlo Giovanni Lapolli, seria pressionar o governo do Estado para aumentar o crédito presumido do ICMS – uma espécie de desconto – para as cervejas e chopes artesanais:

– Queremos equiparar as bebidas com o vinho artesanal, que tem um desconto de 88%. Hoje nós temos um desconto de apenas 50%.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club