Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Restaurante em Cuiabá se destaca com mais de 20 rótulos de cervejas artesanais no cardápio

Tripel Karmeliet

Por Isabela Mercuri

A procura por cervejas artesanais tem crescido em todo o país, e Cuiabá não é exceção. O Dom Sebastião, com dois restaurantes em Cuiabá, possui cerca de vinte rótulos para comercialização e trabalha há mais de dois anos com a bebida artesanal. 

Nomes como a clássica Pilsner Urquell, a primeira cerveja artesanal do estilo pilsen do mundo, produzida na República Tcheca, até as tradicionais belgas Witbier, conhecidas como cervejas brancas podem ser encontradas no restaurante.

Paulo Vitor Leite, chef e proprietário do Dom Sebastião afirma que o estabelecimento apresenta não só as artesanais importadas, mas também as brasileiras, como a Bierland, Schornstein, Dama Bier e a Tupiniquim.

"Hoje a cada três cervejas que vendemos , uma é artesanal. Os preços variam, sendo as nacionais comercializadas a partir R$ 25. Temos as importadas mais elaboradas, como é o caso da Tripel Karmeliet, vendida por R$ 109", destaca. 

A Tripel Karmeliet é uma das cervejas mais procuradas no estabelecimento gastronômico, ela passa por uma tripla fermentação e um longo período de maturação. 

Outra muito pedida pelos clientes é a Porter, escura e com um sabor amargo. Fabricada no Reino Unido, ela apresenta uma porcentagem de álcool mais elevada. 

O beer sommelier Elvio Resende assina a carta de cervejas do Dom Sebastião, e todos os colaboradores do restaurante foram treinados para indicar a melhor harmonização de cervejas artesanais com pratos servidos no estabelecimento.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club