Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 28 de junho de 2015

RIPA Na Chulipa - Degustação nº 261

Cerveja Saint Bier RIPA Na Chulipa

A cerveja artesanal catarinense Saint Bier Ripa na Chulipa é uma deliciosa American IPA (IndiaPale Ale) com adição de rapadura. Esta modalidade ganhou a abreviação de RIPA, que significa Rapadura India Pale Ale.

Cervejaria: Saint Bier
Origem: Forquinilha-SC (Brasil)
ABV(%): 7
Estilo: India Pale Ale
Embalagem: Garrafa de 300 ml

É uma cerveja de coloração laranja e turva. Sua espuma de cor branca apresentou média formação, de curta na mesma intensidade, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo, melaço  e tostado, sendo de forma média. Presença evidente de rapadura. O lúpulo está presente de forma média, perfumada, cítrica remetendo a laranja madura. Senti também toque de frutas fretas, algo como ameixa. Presença de álcool equilibrada ao aproximar o copo do nariz. No sabor tostado e caramelo. O dulçor mascara os 50 IBU's de amargor.

O retrogosto é duradouro indo do doce ao amargo. Com corpo médio e rescência idem, tem mesmo assim bom drinkability. A percepção alcoólica é oportuna. Boa cerja!

Um brinde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club