Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Aprazível lança rótulos próprios de cerveja


Pale Ale, Session IPA, Pilsen e Wit são os estilos produzidos pelo restaurante


Depois do sucesso da cerveja Pale Ale Aprazível, o restaurante lança outros três estilos da bebida com o rótulo da casa: uma Session IPA, uma Pilsen e uma Wit. As cervejas Aprazível já nasceram premiadas. Isto porque três das quatro receitas dos estilos que levam o rótulo do restaurante foram escolhidas a partir de um concurso que envolveu cervejeiros de todo o Brasil. A primeira delas, a Pale Ale Aprazível, feita em pareceria com os cervejeiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa, deu origem ao Concurso Nacional de Cervejas Aprazível. No dia 23 de julho, das 18h às 22h, o restaurante fará o lançamento oficial dos rótulos com degustação harmonizada. O evento é aberto ao público.


“Fizemos primeiro a Pale Ale com um casal de cervejeiros amigos e sentimos que poderíamos lançar outros estilos, mas queríamos receitas tão certeiras quanto a primeira. Daí a ideia de lançar um concurso que envolvesse todo o meio cervejeiro do país”, explica João Hermeto, sócio do Aprazível e responsável pelo desenvolvimento das cervejas.

Foram 300 inscritos que enviaram para análise amostras das três receitas, degustadas durante um dia inteiro por seis grandes nomes do mercado de cervejas artesanais premium do país, entre eles a sommélière de cerveja Kátia Jorge e a mestre cervejeira Cilene Saorin. A premiação foi anunciada durante o Mondial de La Bière, grande evento internacional do segmento, no fim de 2014. Cada estilo leva a assinatura do cervejeiro vencedor do concurso na respectiva categoria.

Além de conhecer as novidades, também será possível degusta-las com acompanhamentos certeiros. Comes que só têm a ressaltar o sabor de cada rótulo, cuidadosamente selecionados para a harmonização. A primogênita, Pale Ale, é ótima para degustar com o tradicional pão de queijo com linguiça da casa ou ainda com a empadinha à base de castanha do Pará e recheio de rabada e molho de agrião. Já a Pilsen terá no ceviche clássico, com chips de banana da terra e batata doce, a parceria ideal. Incrementando a Wit, será servida a sardinha crocante com maionese de bacon e brotos. E a Session IPA ganhou o exótico caldo de tucupi com pato e jambu.

Confira o descritivo de cada uma das receitas:

Pale Ale - A primeira a ser feita pelo Aprazível. Fruto de muitas degustações com chefs e mestres cervejeiros, esta cerveja junta atributos de um clássico líquido inglês com a tropicalidade da tradição da cervejaria brasileira. Tem aroma de caramelo e é levemente frutada. Na boca é equilibrada, seca e agradável de beber. Teor alcóolico 5,5%. Receita desenvolvida pelos cervejeiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa.

Pilsen – Receita vencedora do Concurso de Cerveja Aprazível no estilo bohemian pilsner. “Ela é fácil de beber, mas difícil de fazer”, conta o responsável pelas cervejas Aprazível, João Hermeto. De amargor moderado e aroma de malte é uma cerveja seca e refrescante. Representa perfeitamente a preferência nacional. Vencedor: Rodrigo Ribeiro e Sydnei Alberto, de Angra dos Reis. 

Session IPA – Receita vencedora do Concurso de Cerveja Aprazível. Tem potente aroma e sabor com baixo teor alcoólico, 4,4%, e moderado amargor. Tem maior "drinkability" e permite os apreciadores do estilo IPA beberem sem se empapuçar. Vencedor: Kelvin Azevedo de Belo Horizonte. 

Wit - Receita vencedora do Concurso de Cerveja Aprazível. Leve e saborosa, esta cerveja agrega tropicalidade ao seu sabor através do coentro e cascas de laranja e tangerina. Receita muito bem desenvolvida por um especialista nesse estilo. Segundo a mestre Cilene Saorin, o estilo está em alta no paldar dos brasileiros, pois combina com o clima do país. Vencedor: Jarbas Menezes de Niterói.

As cervejas, além de servidas no restaurante, podem ser adquiridas pelo consumidor final através do site www.cervejaaprazivel.com.br.

Serviço:
Lançamento Cervejas Aprazível e Loja Virtual
Data: 23/07
Horário: das 18h às 22h
Preço por pessoa: R$ 80, inclui degustação dos rótulos com menu especial.
Rua Aprazível, 62 - Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, 20241-270
(21) 2508-9174

Fonte: Documenta Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club