Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Brasil Brau e Degusta Beer & Food registram público recorde e reforçam a imagem de expansão do mercado cervejeiro


Realizados simultaneamente entre os dias 15 e 18 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, o Degusta Beer & Food, evento voltado para os amantes da cultura cervejeira, e a feira bienal Brasil Brau - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja - destinado aos profissionais de área, registraram público recorde com cerca de 13 mil visitantes e marcaram o encontro como um dos mais importantes eventos cervejeiro do País. “É importante destacar o crescimento desse evento. Há três edições estávamos dentro de um Shopping Center e hoje ocupamos uma área de cerca de 10.000 m2 e contamos com mais de 300 marcas em exposição”, diz. Victor Montenegro, diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, organizadora e realizadora do evento em parceria com a COBRACEM (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

Durante os quatro dias, os visitantes puderam degustar mais de 400 rótulos trazidos por importadoras e cervejarias artesanais, conhecer as novidades em equipamentos, insumos e acessórios e participaram de 24 atividades como palestras, mesas-redondas, fóruns sobre o mercado cervejeiro além de assistir a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, que aconteceu pela primeira vez no Brasil.

A Brasil Brau reforçou a imagem de expansão do mercado cervejeiro. O evento contou com a participação de expositores do Brasil, China, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Colômbia que trouxeram novidades em equipamentos, insumos e acessórios para o segmento cervejeiro e registrou 20% de crescimento em 2015. “Visitei a Brasil Brau em 2013 e pensei: tenho que participar deste evento! A feira deixa a empresa em evidência, traz credibilidade e permite demonstrar os nossos equipamentos para o público certo!” diz Cesar Lengler, gerente comercial da Palenox, empresa de equipamentos para fabricação de cerveja de Bento Gonçalves( RS) que debutou nesta edição. Já Fábio Teleginski, da empresa Agrária, um dos estandes mais movimentados do evento, celebrou a oportunidade de manter contato com os clientes. “A feira é importante para mantermos o relacionamento e fidelizar os clientes. Aqui conversamos com os representantes de todas as cervejarias do Brasil” conta Teleginski.

A feira acolheu ainda o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia, que contou com 12 palestras ministradas por renomados especialistas e profissionais do mercado cervejeiro nacional e internacional, que explanaram sobre os temas centrais: matérias primas, leveduras, processos, e gestão. O início das atividades ficou a cargo de Cilene Saorin, curadora do evento e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (COBRACEM) que apresentou a alemã Petra Westphal, da drinktec - a maior feira voltada para o trade de bebidas do mundo. A alemã ministrou palestra sobre a feira internacional e comemorou a parceria com a Brasil Brau. “A nossa conexão com o Brasil vai render negócios e um intercâmbio que será um bom beneficio para ambos”, explica Westpha.

O Degusta Beer & Food, contou a participação de cervejarias artesanais, importadoras, fornecedores de copos e food trucks que puderam fazer bons negócios, divulgar a marcar e estreitar o relacionamento com os clientes. “O evento é extremamente importante para o nosso relacionamento com os cervejeiros, os donos de bares e o público final que gosta de beber cerveja em copos legais. Estamos fazendo boas prospecções para futuros negócios e vendas pontuais. Recebemos até sugestões para fazer novos formatos de copos”, conta Raphael Taricano, Coordenador de Trade Marketing- Novos Negócios da Nadir Figueiredo. Quem também aproveitou a ocasião para realizar bons negócios foi o empresário Roberto Lorch, proprietário da Lorch Importadora, que participou pela primeira vez do evento “A feira está sendo muito melhor que minha expectativa, vendi 50% acima do que eu esperava. Movimento bacana, público interessado”, revelou o Lorch.

Durante o evento, o público pode se divertir em mesas de sinuca, pebolim, curtir pocket show de jazz e conhecer o processo de produção e degustar os rótulos oferecidos por cervejarias e importadoras como as Cervejarias Saint Bier e Lohn (Santa Catarina), Coruja (Porto Alegre), Cervejarias Noi e Donna (Rio de Janeiro) e as paulistas, Dama, Cervejaria Nacional, Cervejaria Suméria e Colorado entre outras. Para garantir a atenção dos visitantes, algumas cervejarias criaram ações diferenciadas em seus estandes, a exemplo da Cervejaria Mea Culpa, de Cotia (SP) que levou um confessionário para o público contar os pecados a um padre, que determinava qual estilo de cerveja da marca (Gula, Vaidade ou Ira) que mais combinava com o pecador. “Este evento valoriza a cultura cervejeira como um todo. O Degusta Beer & Food é uma confraternização gostosa, divertida, um local de encontro dos amigos cervejeiros de todo o País”, diz o mestre cervejeiro Gabriel Di Martino. 

O Palco Degusta sediou o ciclo de palestras que reuniu profissionais do mercado, sommeliers de cervejas, chefs de cozinha, barman, jornalistas e até o músico e apresentador Edgar Piccolo, que na companhia da mestre cervejeira Cilene Saorin, conduziram um papo descontraído sobre Cerveja & Música. “Antes de ser ciência e tecnologia, a cerveja é uma expressão artística. É comum associar a bebida ao queremos provocar e mostrar que combina até com música clássica”, afirmou Saorin. Nos encontros realizados neste espaço foram oferecidos ao público cerca de 4.200 degustações. O local ainda recebeu a final do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, idealizado e organizado pela Doemens Akademy GMBH e realizado pela primeira vez no Brasil. O público pôde acompanhar o desempenho dos finalistas André Soares Rodrigues e Rodrigo Sawamura (Brasil), Frank Lucas e Irina Zimmermann (Alemanha), Riva Simonmattia (Itália) e Rogério Bruger (Suíça) que tinham a missão de apresentar uma cerveja com todos os detalhes técnicos e mostrar bastante desenvoltura para seduzir os jurados. O vencedor foi o italiano Riva Simonmattia, que levantou o caneco no jantar oferecido no Brace Bar & Griglia, no Eataly.

O Degusta Beer & Food e a Brasil Brau são organizados e realizados pela Fagga | GL events Exhibitions, em parceria com a Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

Sobre a Associação COBRACEM
Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte é uma organização de abrangência nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1985 e formada por mestres cervejeiros, técnicos cervejeiros, mestres malteiros, sommeliers e outros profissionais ligados aos negócios da cerveja. O objetivo da entidade é unir este grupo de profissionais com diferentes especializações para promover conhecimento técnico e relacionamento na intenção de preservar, enaltecer, consolidar e expandir este amplo espectro de negócio no país. A entidade é responsável pela idealização e realização dos eventos Brasil Brau (desde 1991), Degusta Beer (desde 2005) e Degusta Beer & Food (desde 2014).

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma meio século de experiência.

Fonte: deniblochdivulgação

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Ninkasi Beer Club