Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Cevada Pura no Degusta Beer & Food


A cervejaria foi inaugurada em 2001, mas o ano de 2015 começou com o objetivo de ser o ano da grande virada da Cevada Pura como cervejaria de reconhecimento nacional. Novos profissionais foram contratados, a imagem foi reformulada, além dos rótulos de suas garrafas. Novas cervejas e as primeiras colaborativas com uma das principais cervejarias artesanais dos Estados Unidos.

Entre tantas opções disponíveis no estande da cervejaria optei pela Cevada Pura Oatmeal Stout, cerveja com 5,9% de teor alcoólico e 30 IBUs. Esta cerveja ganhou medalaha de ouro no Festival brasileiro da Cerveja deste ano.

Cevada Pura Oatmeal Stout no Degusta Beer & Food

É uma cerveja de coloração preta e opaca. Sua espuma de cor bege apresentou formação média e com boa duração.

No aroma, o malte remete a chocolate, toffe e leve tostado. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma, com adição de café e torrado. Ao degustá-la sente-se a robustez esperada das stouts, especialmente esta que leva aveia na sua composição. Apresentou um bom amargor, porém sem ser excessivo, amenizado pela aveia. 

O aftertaste foi duradouro e amargo. Cerveja encorpada e rescência pequena, combina com sobremesas e além do chocolate, com sorvete de creme e brownie por exemplo. Textura aveludada. Cerveja muito boa! Pretendo repetir a dosa.

Conheça mais sobre a cervejaria Cevada Pura acessando: http://www.cevadapura.com.br/https://www.facebook.com/CevadaPura

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club