Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Westmalle Tripel - Degustação nº 281

Westmalle Tripel

A Westmalle Tripel é chamada de "mãe de todas as tripels". Este tipo de cerveja foi fabricada pela primeira vez na abadia Westmalle em 1934, quando o novo salão de cerveja entrou em uso. A fórmula atual se mantém praticamente inalterada desde 1956. 

Cervejaria: Trappisten van Westmalle
Origem: Malle (Bélgica)
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Tripel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, quase alaranjada, com corpo turvo. Sua espuma de cor de branca apresentou média formação, sendo cremosa e persistente, com uma excelente transição de renda no copo. Presença de algumas partículas flutuantes.

No nariz malte remetendo a mel e aroma frutado com presença de frutas cítricas, como laranja, além de damasco, pêssego e especiarias. Apesar dos 9,5 % ABV, a percepção do álcool fica equilibrada ao aproximar o copo do nariz. O sabor é levemente adocicado e remete a frutado, caramelo, frutas amarelas e leve picância. Presença de ésteres furtados e cítricos. Embora a base seja adocicada, possui um amargor persistente.

O retrogosto é duradouro, indo do doce ao leve amargor. Corpo médio e carbonatação idem conferem médio drinkability a esta cerveja. O álcool é bem inserido e a percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Excelente cerveja! Muito saborosa.

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club