Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aecht Schlenkerla Rauchbier - Degustação nº 300

Aecht Schlenkerla Rauchbier - Degustação nº156/2015

A Aecht Schlenkerla Rauchbier (pronúncia: écht xlenkérla rauchbier) é a cerveja mais tradicional do tipo "Rauchbier" da Alemanha. É fabricada desde 1678 na cidade de Bamberg, no Estado alemão da Baviera. Ela é uma cerveja bem escura, aromática, de fermentação inferior, feita com maltes defumados. Este é um estilo alemão muito tradicional que nasceu na região de Bamberg. Antigamente durante o processo de malteação, os grãos eram secos em fornos a lenha.

A fumaça produzida pela madeira “temperava o malte” com as notas defumadas. A cervejaria Heller mantém esta tradição, ainda defumando seus próprios maltes com a madeira de faia. Uma curiosidade está no nome “Schlenkerla”, este deriva da palavra “schlenkern” que na região da Francônia significa “o andar sinuoso típico das pessoas embriagadas”!

Cervajaria: Brauerei Heller-Trum
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,1
Estilo: Rauchbier
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com feixes avermelhados e límpida. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação e média persistência, com boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a defumado, tostado, fumaça e bacon. O lúpulo é leve. Álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte remete a defumado, bacon e torrado. 

O aftertaste remete a fumaça, defumado e leve amargor. O corpo é médio e a carbonatação idem. A cerveja tem bom drinkability, para quem curte o estilo. Muito boa!

Prost!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club