Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cevada, ingrediente da cerveja, pode entrar na alimentação para controlar a pressão e a fome

Cevada, ingrediente da cerveja, pode entrar na alimentação para controlar a pressão e a fome


Venerada há séculos pelos amantes da cerveja, a cevada, agora, tem tudo para se tornar a nova queridinha também dos adeptos do estilo fitness. Considerado um “superalimento” por especialistas, o grão pode ser inserido da alimentação diária e vem sendo apontado como uma fonte de carboidratos mais saudável do que o arroz. Rico em minerais e betaglucana, tipo de fibra solúvel que age na regulação do intestino, ele ainda é capaz de ajudar a reduzir o colesterol, controlar a hipertensão e combater a obesidade.

A cevada é composta principalmente de amido (50% a 75%), proteínas (11% a 12%) e lipídios, em menores quantidades. O alimento contém selênio, magnésio e cobre, que auxiliam na regulação hormonal e fortalecem a imunidade; e cálcio e fósforo, bons para os dentes e os ossos. Polifenóis presentes no grão combatem radicais livres e previnem o envelhecimento precoce, enquanto a vitamina B1 ajuda no funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.



Segundo a nutricionista clínica e esportiva Andrea Zaccaro de Barros, o fato de o alimento fornecer carboidratos associados a fibras — uma xícara oferece sete das 30 gramas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para consumo diário — auxilia no controle da fome e no emagrecimento.

— A betaglucana ajuda na manutenção saudável da flora intestinal e ainda adere à gordura, diminuindo a absorção pelo organismo — explica Andrea, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club