Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel - Degustação nº 293


A história começa no final de 1970 quando dois irmãos-de-lei, Pierre Gobron e Chris Bauweraerts, decidiram criar a sua própria cerveja, em sua própria cervejaria. Usando o pouco dinheiro que tinham na época (menos de € 5.000), eles embarcaram em cima do que os fãs da cervejaria chamam de "história Chouffe". A primeira leva LA Chouffe (49 litros) foi produzido em 27 de Agosto de 1982.

Hoje, cervejas Achouffe são fornecidos para mais de 40 países em todo o mundo. No final do verão de 2006, os fundadores da cervejaria optaram por confiar o destino de seus amados anões para a Duvel-Moortgat Brewery. A Chouffe Houblon foi produzida pela primeira vez em 2006. É uma Belgian Tripel com uma carga generosa de lúpulo.

Cervejaria: Brouwerij Achouffe
Origem: Bélgica
ABV(%): 9
IBU: 59
Estilo: Belgian Specialty Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração amarela, com corpo claro e borbulhante. Sua espuma cremosa de cor de branca apresentou ótima formação, parecendo claras em neve, sendo persistente, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a um leve toque de mel. Presença de ésteres frutados e cítricos, laranja, lima, damasco, pêssego, além de especiarias. O lúpulo surge perfumado e cítrico remetendo a laranja. Álcool equilibrado no conjunto. No sabor, cereais do malte, início doce, sendo sobrepujado logo em seguida pelo amargor. Segue cítrica na boca.

O aftertaste é duradouro, amargo e seco. O corpo leve e carbonatação alta conferem bom drinkability a esta cerveja, mesmo com os potentes 9% de teor alcoólico, muito bem inseridos. A percepção alcoólica engana bastante. Excelente cerveja! Bem complexa.

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club