Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Oktoberfest: o maior festival de cerveja está chegando

Oktoberfest: o maior festival de cerveja está chegando
O evento espera anualmente cerca de 6,5 milhões de pessoas de todos as nacionalidades (foto: Baobá Comunicação)

Por Luiza Gil

Celebrado há 200 anos, um dos mais famosos festivais alemães está perto de começar. É o Oktoberfest, que este ano acontecerá entre 19 de setembro e 4 de outubro, em Munique, na Alemanha. A cerveja especialmente produzida para o evento, a cultura Bavária, as roupas e apresentações de dança e a música tradicional atraem aproximadamente 6,5 milhões de pessoas todos os anos – as quais consomem cerca de sete milhões de litros de cerveja! 

A comemoração acontece dentro de um parque de diversões construído unicamente para sediar a festa, chamada de “Wiesn” pelos nativos. Rodas-gigantes, barraquinhas de jogos e de lembranças, comidas e tendas das típicas cervejarias fazem parte da infraestrutura. A boa notícia é que a entrada é gratuita – só paga o que consumir – e é possível chegar utilizando o transporte público, tanto metrô quanto trem e ônibus. As rotas estão disponíveis no site oficial do evento.

PROGRAMAÇÃO
Durante os dias úteis semana, a cerveja começa a ser servida às 10h e termina às 22h30. Aos finais de semana e feriados, a largada é dada uma hora antes, às 9h, e mantém o horário de encerramento. As barracas funcionam a partir das 10h até às 23h30, de segunda à quinta-feira, e entre 10h e meia noite às sextas. Aos sábados, a abertura ocorre às 9h, encerrando as atividades 0h; aos domingo, os portões abrem 9h e fecham 23h30.

Os shows e apresentações possuem horários diferenciados. A abertura, chamada "O´zapft ist!", acontece no sábado, 19 de setembro, às 10h. Com duração de 45 minutos, envolve cerca de mil participantes, incluindo os donos das tendas em carruagens, carroças decoradas com o símbolo das cervejarias puxadas por cavalos e garçonetes em carros alegóricos. Ao meio dia, o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja e grita "O´zapft ist!" (algo como “aproveitem”), disparando tiros cerimoniais que liberam a distribuição de cerveja.

A Parada de Roupas Tradicionais e Fuzileiros acontece no dia seguinte ao da abertura, contando com cerca de oito mil pessoas que desfilam por sete quilômetros durante duas horas. A apresentação é muito famosa por mostrar a diversidade dos costumes da região com cavalos de raça, música e roupas tradicionais. Em 27 de setembro, às 11h, acontece a apresentação do concerto das bandas do festival com aproximadamente 400 músicos, entre muitos outros shows.

NOVIDADES EM 2015
Mais do que bebida e comida, a marca registrada da Oktoberfest são as atrações – envolvendo ação, adrenalina, medo e muita emoção. Na edição deste ano, algumas novidades bem originais serão apresentadas.

É o caso da “Original Motordrom”, em que motociclistas mostram suas habilidades realizando manobras e acrobacias dentro de uma arena. O “The Tower Event Center”, arranha-céu transportável mais alto do mundo, oferecerá a possibilidade de praticar Sky Drive, ou seja, pular de paraquedas em dupla. Além desses, a nova “Deamonium”, uma casa assombrada com quatro andares, e o “Konga”, maior e mais rápido balanço da Europa, segundo o site do evento, garantem muita diversão.

A CERVEJA
No total são 14 tendas que servem a tradicional cerveja e as comidas típicas alemãs. A bebida é preparada especialmente para a Oktoberfest e todas levam o nome da festa. A mais forte possui mais de 6% de álcool, então é recomendado beber com moderação. O preço oficial das canecas de um litro já foi divulgado, ficando entre dez euros e 10,40 euros (3,17% a mais em relação ao ano passado).

Outra dica: leve dinheiro, porque os estandes não aceitam pagamento em cartão. E se você quiser garantir uma mesa nas tendas – que lotam muito rápido – é preciso chegar cedo ou fazer uma reserva diretamente com as barracas. Outro ponto importante é que é proibido fumar dentro das tendas e crianças podem permanecer até às 20h.

OUTROS FESTIVAIS ALEMÃES
Antes, durante e depois da Oktoberfest ocorrem outros diversos eventos na Alemanha que você pode visitar. O portal do Centro de Turismo Alemão (DZT) separou alguns deles. O primeiro é a Semana do Vinho em Rheingau, que reúne 93 estandes com os melhores vinhos de uma das mais famosas regiões vinícolas alemãs, entre 14 e 23 de agosto. Já dá para emendar em outro festival de vinho – o de Stuttgart, que vai de 26 de agosto a seis de setembro, trazendo o melhor da culinária local.

O Dippe Fair Frankfurt é o maior festival de folclore regional, segundo o portal, e acontece de 11 a 21 de setembro, revivendo costumes do século 14. No dia 19 de setembro a festa é a do rio Reno, chamada “Rhein in Flammen”, evento que ilumina suas águas com uma queima de fogos, além de proporcionar apresentações musicais, danças típicas e mais vinho. Quando a noite cai, barcos navegam permitindo admirar os fogos com outros olhos.

Também no dia 19 ocorre a Noite da Música em Colônia, uma festa dedicada à chegada do outono, regada, claro, a muita música. Entre 25 de setembro e 11 de outubro, Stuttgart recebe o segundo maior evento de cerveja, chamado Cannstatter Wasen – uma opção para quem não conseguir lugar em nenhuma das tendas do Oktoberfest.

Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club