Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 27 de setembro de 2015

Como foi o Festival Repense Cerveja - Parte I


O Ninkasi Beer Club esteve ontem na Casa da Glória para conferir de perto as cinco cervejas produzidas especialmente para o Festival Repense Cerveja. Após rodar por cinco cidades em pouco mais de duas semanas, a cervejaria 2cabeças produziu cinco cervejas, com cervejarias distintas em pouco mais de duas semanas.

Quem compareceu ao evento pode curtir e se surpreender com as novidades no Repense Cerveja. Além das citadas, outras cervejas fizeram a alegria da galera!

A festa como sempre rolou em alto astral, numa combinação que não tem como dar errado, ou seja, boa cerveja, boa comida, boa música e gente bonita, feliz e disposta a celebrar o que tem de melhor. O espaço, um casarão antigo, contribui para que o clima fique mais aconchegante e faz com que você sinta no quintal de casa tomando uma boa cerveja com os amigos.

Parabéns aos organizadores pelo evento e pela ideia em si. Creio que esta sim contribui de maneira significativa para que tenhamos um mercado a cada dia mais forte e sólido para encarar os contratempos e dificuldades que o setor nos impõe! Um brinde a 2cabeças e as cervejarias envolvidas! E você já parou para repensar o que é cerveja?

A seguir as fotos do evento e breve comentário sobre as cervejas produzidas para o Festival.

Saúde!
Luiz Araújo

Todos ansiosos para começar a provar as cervejas do evento

Diversos itens da 2cabeças para alegria dos fãs e colecionadores

Boas opções para matar a fome e para aguentar firme a maratona, visto que eram umas quinze cervejas diferentes a serem provadas.

Festival Repense Cerveja

Festival Repense Cerveja


Festival Repense Cerveja

Festival Repense Cerveja
Cerveja Funk IPA liberada! Bastava soltar a voz e servir o próprio copo.


Festival Repense Cerveja

A primeira que provei foi a Fogo de Palha, uma colaborativa feita com a Cervejaria Nacional, uma California Commons defumada. Cerveja leve, refrescante e com um defumado muito sutil. Cerveja com alto drinkability. Dava pra parar do lado da chopeira e bebê-la o dia inteiro...


Festival Repense Cerveja

Depois partir para a cerveja que foi produzida com a  Penedon. Trata-se de uma Brown Ale e seu nome é Debrownismo. De acordo com os idealizadores é uma Brown para beber de boas, inspirada na onda do Deboísmo. E eles estavam certos! Curti de boas seus aromas e sabor de maltado, lembrando caramelo, nozes e achocolatado.


Festival Repense Cerveja

A terceira foi uma Sour Ale, com mirtilo, ou blueberry. Uma pegada bem ácida feita com a Capa Preta e a Koala San. O nome? Lactobluecilos. Cerveja com uma leve acidez, capaz de seduzir até mesmo os que não são fãs ou temem o estilo. Muito equilibrada e deliciosa.


Festival Repense Cerveja

Chegamos a cerveja que se não trazia boas lembranças em minha mente deixou ótimas no copo! Feita com a cervejaria Aeon é uma Germana IPA, com 7,1% de álcool e 71 IBU's. A cerveja utiliza lúpulos alemães e foi produzida em BH. Assim, Alemanha+BH=Gol da Alemanha! Potente, mas com álcool bem inserido e amargor assertivo.

 Festival Repense Cerveja

Por último a #sqn, que significa "só que não". Uma potente American Wheat Wine, feita com a cervejaria 3cariocas. Com 10% de álcool e 83 IBUs, com maltes de cevada e trigo, e mais flocos de trigo. Pra carimbar a cerveja boas doses de lúpulos Columbus, Citra e Amarillo para aroma. A cerveja ficou muito boa, em especial pelo leve toque amadeirado, baunilha e os lúpulos!!! E para nossa alegria será engarrafa, conforme disse Bernardo Couto na entrevista concedida para o Ninkasi Beer Club. Vamos aguardar!

Aprovei ainda a ocasião para beber as outras cervejas do evento:
Funk IPA - 2cabeças
Mangifera - Aeon
IPA Nema - 3 Cariocas
Serra da Índia - Penedon
Rio de Colônia - 2cabeças + Freigeist
Capa Preta English Pale Ale - Capa Preta
Mula IPA - Cervejaria Nacional

Até a próxima!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club