Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 12 de setembro de 2015

Grimor lançou uma cerveja com levedura brasileira

Belgian Blond Ale é fruto de 4 anos de pesquisa da bióloga e cervejeira Gabriela Montandon


Belgian Blond Ale é fruto de 4 anos de pesquisa da bióloga e cervejeira Gabriela Montandon
As primeiras produções da Grimor 18 em escala comercial são duas de 2 mil litros (Foto: Altair Nobre/Beer Art)

Mais do que o lançamento de um novo rótulo, o evento na Pizzaria Villa Floriano, em Belo Horizonte (MG), na última noite de quarta-feira, 9, foi um marco para a formação da escola cervejeira do Brasil. Na ocasião, foi apresentada a Grimor 18, a primeira cerveja com levedura brasileira a chegar ao mercado. É uma edição limitada, resultado de quatro anos de pesquisa da bióloga Gabriela Montandon, uma das proprietárias da cervejaria de Nova Lima (MG). A elaboração da cerveja, uma Belgian Blond Ale, foi descrita em reportagem da Beer Art, e a pesquisa para viabilizar a produção de cervejas com leveduras próprias do Brasil havia sido abordada por Gabriela em texto para a edição 7 da Revista Beer Art, em junho de 2014.

Feita quatro vezes de forma experimental no campus europeu, a cerveja agora está tendo as suas primeiras produções em maior escala. Serão duas, cada uma de 2 mil litros. Parte será comercializada, e o restante será destinado à continuidade da pesquisa. "São produções teste em escala industrial, para avaliar a absorção das cervejas no mercado", explica.

O próximo passo é licenciar a levedura para a produção em larga escala comercial, que a deixaria mais acessível a todas as cervejarias, e não apenas à Grimor. O número da cerveja (18) significa a classificação da categoria (Belgian Strong Ale) no guia do Beer Judge Certification Program (BJCP) de 2008, que Gabriela ajudou a traduzir e que serviu para a numeração dos rótulos da cervejaria. Para quem está interessado na possibilidade de adquirir a Grimor 18, embora a produção seja limitada, a intenção da cervejaria é propiciar que o maior número de pessoas provem, em vez de "vender engradados". O site da cervejaria é www.grimor.com.br

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club