Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Birra del Borgo ReAle - Degustação nº 335


Eleita a Slow Beer pela Slow Food, uma organização que promove a apreciação da comida e bebida, essa cerveja é o carro-chefe da cervejaria. A ReAle é classificada como uma american pale ale de 6,4% de ABV, que teve como inspiração as tradicionais india pale ales inglesas, porém com a adição de lúpulos americanos. O destaque fica por conta do frescor irresistível.

Cervejaria: Birra del Borgo
Origem: Itália
ABV(%): 6,4
Estilo: American Pale Ale (APA)
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo. Sua espuma cremosa de cor bege apresentou ótima formação com longa persistência. Formou excelente belgian lace no copo.

No aroma intenso, o malte remete a caramelo, biscoito e leve tostado. O lúpulo está presente de forma intensa e é herbal, bastante cítrico, com toques de pinho e laranja. Álcool perceptível ao aproximar o copo do nariz, mas não atrapalha o conjunto. No sabor há um equilíbrio entre o dulçor conferido pelo malte, com destaque para o caramelo e tostado e o bom amargor com notas de laranja, e grapefruit. 

O retrogosto é duradouro, indo do adocicado ao amargo. Corpo leve, rescência mediana e textura macia. Cerveja com bom drinkability. A percepção alcoólica é oportuna. Boa cerveja. Saborosa!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club