Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cerveja é celebrada na República Tcheca, na despedida do outono


Não importa aonde se vá. Por toda parte haverá sempre um bar ou restaurante participante das celebrações à cerveja, parte inseparável da gastronomia tcheca. Os estabelecimentos preparam menus degustação, cervejas próprias, visitas a cervejarias e outros programas: 

Pilsen e Praga: grandes cidades cervejeiras

Para começar, os dois mais famosos centros cervejeiros da República Tcheca: Pilsen e Praga. Em ambas as cidades os amantes das loiras passarão muito bem e podem aprender muita coisa interessante e, naturalmente degustar dessas cervejas. De um lado podem visitar as grandes fábricas de cerveja: Prazdroj de Pilsen ou Staropramen praguense e do outro, visitar os museus da cerveja de Pilsen e outros em Praga como o Museu da Elaboração de Cerveja na Cidade Velha chamada de Casa Cervejeira. Sem falar das centenas de tabernas e cervejarias onde é possível pedir uma jarra de “pão líquido” como se costuma chamar a cerveja na República Tcheca.

As cervejarias pequenas e médias estão cada vez mais populares e a capital tcheca tem muito a oferecer: no mosteiro de Břevnov se encontra a Cervejaria Monacal de San Adalberto (Břevnovský klášterní pivovar sv. Vojtěcha) onde também é possível comprar cerveja em sua loja ou degustar, na sua taberna, uma das cervejas locais especiais como a Russian Imperial Stout (21 %) com gosto que lembra chocolate escuro. Na nova fábrica de cerveja de Hostivař, no distrito de Praga 15, a preferência é por cerveja sem pasteurizar ou filtrar. O processo resulta em uma serie de cervejas interessantes: desde a 8 graus para os ciclistas, até a de 15 graus com aroma fresco de cítricos e flores. 

Visitas a pequenas e médias cervejarias

Saindo de Praga e de Pilsen encontramos grandes e médias cervejarias como a Budvar na Cidade de České Budějovice, Radegast de Nošovice, a fábrica de cerveja de Krušovice, a Primátor de Náchod ou a Starobrno de Brno que tradicionalmente organizam visitas com degustações e assim também como as como regra geral, as pequenas cervejarias familiares. Entre elas a cervejaria familiar Neumann perto da cidade de Mělník, ou a cervejaria Koutský de Šumava , na cervejaria palaciana de Chyše, na cervejaria Černý Orel (Aguia negra) de Jindřichův Hradec , ou na de Slavkov, onde elaboram sua especialidade “a branca de Slavkov” de toques adocicados, que é uma cerveja à base de trigo com aroma de banana e cravo.

Passeios pelas rotas da cerveja

Visitar uma das cervejarias pode se tornar o ponto de partida, ou a meta final ou uma parada durante uma caminhada pelas chamadas rotas turísticas da cerveja. É possível combinar caminhadas por Krkonoše, as montanhas mais altas de Boêmia, com degustação de uma boa cerveja na rota da cerveja de Krokonoše (Krkonošská pivní stezka), que conecta a cidade de Vrchlabí com os albergues “Friesovy boudy” e “Luční bouda”.

No trajeto de 22 quilômetros de distância é possível degustar a cerveja típica elaborada em quatro cervejarias distintas. Outra excursão com as mesmas características pode ser feita na cadeia de montanhas em Beskydy. Lugarejos e pequenas cidades com restaurantes típicos, com monumentos históricos e naturais e acima de tudo com oito cervejarias integradas estão na chamada Rota da cerveja de Beskydy (Beskydská pivní stezka).

Se a opção for visitar Vysočina, mais exatamente Jihlava, a maior Cidade da região, não se pode esquecer da Trilha didática da fabricação de cerveja (Pivovarská Naučná stezka) que irá informar, em doze painéis, sobre a história desta cidade real, e também da tradição local de fabricação de cerveja. A Rota da cerveja do poeta Petr Bezruč (Pivní stezka básníka Petra Bezruče), é ideal para ciclistas, que terão a oportunidade de fazer um passeio agradável de 28 km da periferia de Brno até a porta da cervejaria Černá Hora.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club