Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Therezópolis e Bohemia lançam sua primeira colaborativa: Travessia


Conforme já havíamos adiantado aqui no Blog as cervejarias Therezópolis e Bohemia acabam de lançar sua primeira cerveja colaborativa. O nome? Travessia. Inspirado em uma das trilhas mais famosas e importantes do Brasil, que é a travessia entre as cidades de Teresópolis e Petrópolis.

No dia do lançamento do Chope de Inverno da St. Gallen, em março deste ano, fomos informados pelo Gabriel Di Martino sobre a cerveja colaborativa que seria lançada este ano com a cervejaria Bohêmia. Na época Di Martino afirmou que a ideia havia surgido durante o lançamento da Saison D'Alliance na fábrica da Bohemia e que seria uma Belgian Tripel.

A cerveja tem como ingrediente a Ponkan, uma vez que a cidade de Teresópolis é a maior produtora do Estado. Além disso, a cidade conta com o famoso Festival da Tangerina Ponkan. A cerveja foi produzida com trigo cru e aveia, sendo defumada na folha seca da Ponkan, que substituiu as especiarias como o coentro, por exemplo, geralmente utilizadas no estilo.


De acordo com Gabriel, utilizar a folha da Ponkan conferirá amargor e picância desejadas para a cerveja. Gabriel aliás não está nem um pouco preocupado com as críticas que possam vir a surgir devido ao fato de fazer uma colaborativa com uma cervejaria pertencente a uma gigante do setor. Para ele o mais importante é fazer cerveja boa. 

Esta será a primeira de outras que estão por vir. Já existe um projeto de colaborativa com uma microcervejaria em andamento. Mas por enquanto ainda é segredo. Aguardem os próximos capítulos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club