Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hertog Jan Tripel - Degustação nº 376



A história da Hertog Jan começou há mais de 100 anos, na aldeia de Arcen, no sul da Holanda, onde quatro amigos cervejeiros decidiram criar uma cervejaria. O local foi escolhido por causa da água extremamente clara, que vem de suas nascentes. O nome Hertorg significa “duque” em holandês, uma homenagem ao Duque D. João I de Brabante, considerado o Rei da Cerveja.

Cervejaria: Arcense Bierbrouwerij
Origem: Holanda
ABV(%): 8,5
Estilo: Belgian Tripel
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração dourado intenso, com corpo claro. Sua espuma de cor de branca apresentou ótima formação, persistente, com uma excelente transição de renda no copo. 

No nariz malte remetendo a mel, biscoito e pão. Aroma frutado com notas de damasco e pêssego, laranja, além de especiarias e gengibre. Lúpulo floral. Apesar dos 8,5 % ABV, a percepção do álcool fica equilibrada ao aproximar o copo do nariz. Muito bem inserido. O sabor tem dulçor moderado, leve amargor e uma certa picância.

O retrogosto é duradouro, com leve adocicado. Corpo médio-alto, textura macia e carbonatação média. Cerveja com médio drinkability. Boa tripel! Além de saborosa, a garrafa é um show a parte.

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club