Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Aberta a primeira turma aos sábados de 2016 do curso de sommelier de cervejas do ICB

Aulas da profissionalização certificada pela Associação Internacional de Sommelier da França ​terão ​início em janeiro

Já estão abertas as inscrições para a turma de sábado do curso de formação profissional de sommelier de cervejas do Instituto da Cerveja Brasil, que terá início no dia 16 de janeiro e será ministrado na sede da instituição de ensino especializada em educação cervejeira, no bairro de Moema. O curso visa facilitar a formação de pessoas que não podem estudar durante a semana.

A formação em sommelier de cervejas tem como objetivo capacitar o participante nos variados temas relacionados ao universo cervejeiro, possibilitando atuação tanto como sommelier profissional quanto prestando consultoria nos mais diferentes segmentos do mercado - lojas, bares, restaurantes, distribuidoras, importadoras ou cervejarias”, afirma Estácio Rodrigues, diretor de marketing do Instituto da Cerveja Brasil e coordenador do curso de Sommelier de Cerveja da ABS-SP.

Ao final do curso – que é certificado pela Associação Internacional de Sommelier da França e tem ao todo 104 horas-aula -, os alunos estarão aptos a sugerir harmonizações adequadas aos variados tipos de gastronomia, a elaborar cartas destinadas a diferentes pontos de venda, a promover eventos de degustação e harmonização para os diversos públicos consumidores, a servir de acordo com as diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas - com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no seu local de trabalho.

O conteúdo do curso abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a microcervejaria, entre outros temas detalhados no site do Instituto da Cerveja e disponíveis no link - https://www.institutodacerveja.com.br/turma/t125/sommelier-de-cervejas.

Para se inscrever, é necessário ter completado o ensino médio. O certificado só será emitido se o aluno tiver, no mínimo, 80% de frequência nas aulas e uma nota média igual ou maior a 5,0 (cinco). A avaliação será feita por meio de duas provas teóricas objetivas, uma prova prática dissertativa e um trabalho. A matricula pode ser feita através do link: https://www.institutodacerveja.com.br/login?r=matricula.

Coordenado por Estácio Rodrigues, um dos diretores do Instituto da Cerveja Brasil e também professor de algumas das aulas, o curso também será ministrado por Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), Fernando Carvalho -gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pela ABS e ICB -, Edu Passarelli -especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços dealimentação -, Alexander Moraes - especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pela ABS e ICB, Celso Jr - Professor do curso de Administração dos Negócios da Cerveja (FGV-SP) e da Pós-Graduação em Produção e Avaliação de Conteúdo para Mídias Digitais da (Universidade Positivo - PR), sommelier de cerveja e mestre de estilos - e Márcio Silva – Mixologista.

Serviço:

Investimento: R$ 3.182,00
Data: de 16/01/2016 até 10/06/2016 
Horário: das 9:00h às 18:00h
Duração: 104 horas
Local: Av. dos Carinas, 417 - Moema
Cidade: São Paulo, São Paulo

Sobre o Instituto da Cerveja

O Instituto da Cerveja é, atualmente, a maior referência brasileira em educação cervejeira do país, tendo entre sua lista de professores alguns dos mais respeitados nomes do mercado, como o doutor Martin Zarnkow, da universidade alemã Weihenstephan – a mais bem conceituada escola atuante na formaçãode profissionais da cerveja do mundo. Fundado em 2010, por Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), Alfredo Ferreira,mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), e Estácio Rodrigues, MBA em gestão de negócios pela ESPM, o Instituto capacita profissionais, oferecendo palestras e cursos profissionalizantes e de especialização. E ainda, difunde e consolida a cultura cervejeira no mercado brasileiro por meio de competições, como o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, criado em parceria com ABS- Associação Brasileira de Sommeliers.


Fonte: ÔNIXPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club