Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Brahmas: Extra Weiss, Extra Lager e Extra Red Lager

A seguir numa única postagem apresentarei minha impressão a respeito das três cervejas lançadas pela Brahma com o intuito de entrar no mercado das cervejas especiais. Vamos a elas:


Cerveja: Brahma Weiss
ABV(%): 4,9
Estilo: German Weizen
Embalagem: 355 ml

Cerveja de coloração amarelo palha, levemente turva, com espuma branca de média formação e persistência idem. Apresentou boa transição de renda no copo. No nariz, leve aroma de cereais, banana e cravo. Tudo muito discreto. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e leve amargor. Corpo muito leve, carbonatação média e textura macias. O retrogosto é fugaz, e adocicado. Cerveja refrescante.


Cerveja: Brahma Extra Lager
ABV(%): 5,5
Estilo: Premium American Lager
Embalagem: 355 ml

Creio que esta seja a velha Brahma Extra com nova roupagem. Cerveja de coloração dourada, límpida, com espuma branca de média formação e baixa persistência. Apresentou justa transição de renda no copo. No nariz, leve aroma de pão e cereais. Lúpulo bem discreto. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e leve amargor. Corpo leve, carbonatação idem e textura sedosa. O retrogosto é fugaz com levíssimo amargor. Cerveja refrescante. 


Cerveja: Brahma Extra Red Lager
ABV(%): 5,2
Estilo: Amber Lager
Embalagem: 355 ml

Cerveja de coloração âmbar, límpida, com espuma branca de média formação e baixa persistência. Apresentou justa transição de renda no copo. No nariz, leve aroma de caramelo e leve tostado. Lúpulo discreto e herbal. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e leve amargor. Corpo leve, carbonatação idem e textura sedosa. O retrogosto é fugaz com leve dulçor. Cerveja refrescante. 

Numa avaliação geral entendo que as cervejas são opções para àqueles que bebem as cervejas mainstream, ou seja, Antárctica, Skol e a própria Brahma. Não as vejo como um produto opcional para o público que consome cervejas artesanais e especiais. 

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club