Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Vila St. Gallen (Foto: Ninkasi Beer Club)

Fui convidado mais uma vez pela cervejaria Sankt Gallen, desta vez para participar do lançamento do seu Chopp de Verão produzido pelo cervejeiro Gabriel Di Martino. O chopp tem 3,8% de teor alcoólico e 22 IBU's. Foi escolhido o estilo inglês Ordinary Bitter, uma cerveja de alta refrescância para comemorar a estação. Como principal destaque, estão os lúpulos ingleses utilizados, que fornecem a essa cerveja sabores mais terrosos e herbais, bem típicos dos tradicionais PUBs de Londres. Aliás, o dia parecia de um típico verão inglês, nublado e com uma chuvinha fina.

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Chope Therezópolis Gold (Foto: Ninkasi Beer Club)

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Bolinhas de queijo e polvilhadas com cabelinho de anjo (Foto: Ninkasi Beer Club)

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Linguiças alemãs com molho de mostarda e mel (Foto: Ninkasi Beer Club)

A recepção como sempre foi a melhor possível. Além do carinho e atenção de toda a equipe da Vila St. Gallen, petiscos deliciosos foram servidos , além do chope Therezópolis gold, como uma espécie de aquecimento.

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Gustavo Machado, Paula Pampillón e Rafael Estorque apresentam chope de verão e o prato harmonizado (Foto: Ninkasi Beer Club)

Para harmonizar com o chope da estação, uma salada de agrião, alface, presunto cru e queijo azul de Minas (parecido com gorgonzola) foi preparada pelo chef Rafael Estorque, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen. O Chope de Verão foi apresentado pelo cervejeiro Gustavo Machado.

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Salada de Agrião (Foto: Ninkasi Beer Club)

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Chope de Verão (Foto: Ninkasi Beer Club)

O Chope:

Apresentou uma coloração acobreada e corpo límpido. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação e formou um bom belgian lace no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo e um leve tostado. O lúpulo herbáceo está presente. O sabor acompanha o aroma e a cerveja é muito equilibrada. Casamento perfeito entre malte e lúpulo.

Corpo leve e com baixa carbonatação. O final é levemente amargo, seco e pede mais um gole, ou melhor, vários goles. Cerveja com altíssimo drinkability e bem fiel ao estilo inglês! Os fãs da escola inglesa não podem perder a oportunidade de experimentar o chope sazonal. É realmente uma ótima pedida para o verão!!!

Buda Beer
Equipe da Buda Beer apresenta o Chope Dubbel Dinâmica (Foto: Ninkasi Beer Club)

Tive ainda o prazer (e a sorte) de poder também apreciar o mais novo lançamento da Rota Cervejeira do Rio, dessa vez uma colaborativa entre a Buda Beer e a Therezopolis. A cerveja tem adição de damasco caramelizado, 7,5 de teor alcoólico e 30 IBU's. O nome da cerveja é um trocadilho da expressão Dupla Dinâmica, no caso representada por dois jovens amigos, cervejeiros, criativos, apaixonados por cerveja e um tanto loucos, Gabriel Di Martino e Rolf d'Ottenfels.

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Dubbel Dinâmica - Cerveja colaborativa entre Therezópolis e Buda Beer (Foto: Ninkasi Beer Club)

Lançamento do Chope de Verão da Vila St. Gallen
Torta de maçã com sorvete de creme (Foto: Ninkasi Beer Club)

Pra finalizar uma sobremesa, pois ninguém é de ferro. Uma deliciosa torta de maça, com sorvete de creme que por sinal harmonizou muito bem com a Dubbel Dinâmica.

Enfim, o dia foi maravilhoso! Boa gastronomia, um clima ameno e pessoas extremamente agradáveis! Agradeço a todos da Sankt Gallen pelo convite.

Vila St. Gallen

Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto - Teresópolis
(21) 2642-1575
Quintas de 19h à meia-noite
Sextas de 12h à 00:30
Sábados e feriados de 12h à 00:30
Domingos de 12h às 19h

Visite www.vilastgallen.com.br

Prosit!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club