Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cervejaria de Jaraguá do Sul entra na Rota das Cervejas do Estado

Cervejaria Karsten é a única da região entre os 16 nomes indicados



No alto de um morro, uma fábrica exala cheiro de malte. Lá, são fabricadas cervejas artesanais que levam o nome da família Karsten, de Jaraguá do Sul. Coincidência ou não, a família é descendente de tanoeiros (fabricantes de barris) alemães. Agora, os turistas podem desbravar o universo da cervejaria, que foi incluída com outros 15 espaços na Rota das Cervejas de SC.

Com capacidade de 3.500 litros por mês, a Cervejaria Karsten abre suas portas para apresentar sua fábrica e seus produtos. As visitas pré-agendadas ocorrem às segundas-feiras, a partir das 19 horas, para grupos de dez a 25 pessoas. Além de um litro de chope pilsen por visitante, é servida uma degustação de frios.

– Não imaginava que a cervejaria Karsten fosse incluída. É uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e amor em fazer cerveja. Para a rota ficar completa, as demais cervejarias das cidades deveriam ser incluídas. Não somos concorrentes, pois cada uma tem sua história e suas receitas de cerveja – explica o sócio-proprietário e engenheiro de produção Side Karsten.

A história da Karsten começa com um interesse que surgiu durante a universidade. Segundo o engenheiro, um colega contou que fazia cerveja e ele foi conferir como era a produção artesanal.

Amadurecendo a ideia, Side cursou pós-graduação em processo de cervejas e participou duas vezes como cervejeiro caseiro do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau.

– Neste momento, as pessoas que provavam minha cerveja diziam que eu estava pronto para abrir minha cervejaria. Aproveitei a saída do meu emprego e investi o dinheiro com a minha sócia, Fabiane Bertoldi, para abrir a cervejaria.

A primeira produção ocorreu em agosto de 2014. Naquele mês, 800 litros de uma capacidade de 1.500 foram fabricados e vendidos. A explosão dos negócios ocorreu durante a 27ª Schützenfest, em que a Cervejaria Karsten participou pela primeira vez e divulgou o nome da marca.

– Nosso objetivo é produzir chopes artesanais com um gosto mais comercial. Queremos aguçar o paladar dos nossos clientes. O objetivo é alcançar uma produção de 12 mil litros por mês – afirma.

Até este ano, são cinco estilos de chope. O carro-chefe, que corresponde a 85% da produção, é a tradicional pilsen. A cervejaria também produz o chope de trigo belga Witbier, com adição de especiaria. E outro que leva quatro tipos de malte e tem coloração escura, Stout Frade Negro. Também há um chope com cor cobre-avermelhado, Red Ale. A novidade deste ano é a american pale ale, uma cerveja mais amarga para amantes de chopes artesanais.

Serviço:
O quê? Rota das Cervejas – Cervejaria Karsten
Quando? Visita deve ser pré-agendada
Quanto? R$ 30 por pessoa – grupos de 10 a 25
Onde? Rua 1097, número 11 – bairro Três Rios do Sul – Jaraguá do Sul
Contato: (47) 3058-3338/ (47) 9953-6650

Confira a composição de cada chope:

Chopp Karsten Pilsen
• Estilo: Pilsen (Premium Lager)
• Teor alcoólico: 4,8%
Dourado, leve, de carbonatação médio-alta, fácil de beber.

Chopp Karsten Red Ale
• Estilo: Irish Red Ale
• Teor alcoólico: 5,6%
Chopp de cor cobre-avermelhado, a Karsten Red Ale é produzida com uma variação de cinco tipos de malte, proporcionando em seu aroma e paladar notas de caramelo, com final seco e levemente tostado.

Chopp Karsten Frade Negro

• Estilo: Stout
• Teor alcoólico: 5,8%
Chopp que leva no nome a parceria com a banda de Heavy Metal Jaraguaense Frade Negro tem coloração escura. Produzido com aveia, quatro tipos de malte e lúpulos ingleses, apresenta corpo médio-alto e colarinho cremoso. No aroma e paladar traz notas de café e torrefação.

Karsten Session Witbier
• Estilo: Witbier
• Teor alcoólico: 4,5%
Aromática e refrescante são as definições da Karsten Witbier. Produzida com malte pilsen, trigo não maltado e aveia, tem a descrição “Session” devido ao baixo álcool deste chope, o que o deixa ainda mais leve e refrescante. Tradicional em uma Witbier, especiarias como coentro e raspas de casca de laranja tornam esta cerveja ainda mais perfumada.

Chopp Karsten APA (American Pale Ale)
• Estilo: American Pale Ale
• Teor alcoólico: 5,4%

A APA (American Pale Ale) equilibra a suavidade do malte com as grandes quantidades de lúpulo adicionadas a esta receita. A nossa APA passa pelo processo de “dry-hopping” que acentua ainda mais o aroma cítrico do lúpulo Cascade.

Fonte: A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club