Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 23 de março de 2016

1º Festival Paranaense de Cervejas Artesanais hospeda a South Beer Cup

1º Festival Paranaense de Cervejas Artesanais
Programação inclui exposição de insumos, produtores e soluções, degustação e harmonização com cervejas raras e palestras e mesas redonda, entre outras atividades (Foto: Divulgação)

Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) realiza evento em junho, em Curitiba


Um dos principais polos cervejeiros do Brasil, a capital paranaense abriga, entre 9 e 12 de junho, o primeiro Festival Paranaense de Cervejas Artesanais e a South Beer Cup, um dos principais concursos do continente. O festival é organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva).

O presidente da Procerva, Luciano Wengrzinski, ressalta:

“A multiplicação das microcervejarias na cidade e a reconhecida qualidade das cervejas aqui produzidas colocaram a capital paranaense na rota dos profissionais e apreciadores da bebida. Com o Festival Paranaense, queremos difundir os conceitos da cerveja artesanal e, também, destacar nossa produção.”

A programação de quatro dias de evento inclui exposições de insumos, produtores e soluções, degustação e harmonização com cervejas raras e palestras e mesas redondas. O festival contará ainda com ações turísticas, com uma edição especial do Beertrain by Bodebrown, visitas a cervejarias, jantares com chefs locais e visitas a bares e lojas.

Outro grande destaque do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais ficará por conta da realização da 6ª edição do South Beer Cup, principal concurso de cervejas artesanais da América do Sul, pela primeira vez na capital paranaense após passar por cidades brasileiras e argentinas. O concurso anual contará com um júri internacional com 35 juízes integrantes.

Em sua edição anterior, realizada em Mar del Plata, na Argentina, o South Beer Cup contou com cervejas de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). As principais bebidas do concurso serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze em uma grande festa de premiação que será realizada no Museu Oscar Niemayer, no dia 11 de junho.

O presidente da Procerva acrescenta:

“O Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será um marco histórico para o mercado cervejeiro paranaense e, também, para o mercado nacional. Será um momento único para interagir com grandes profissionais da área, descobrir as tendências em produção, analisar métodos de gestão no mercado cervejeiro e, logicamente, saborear cervejas excelentes.”

Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor de cervejas do mundo em volume de litros. Há cerca de 300 microcervejarias e mais de 1500 rótulos de cervejas artesanais no país. O Mercado de cervejas artesanais cresce 15% ao ano e o consumo deste produto no Brasil aumentou 36% de 2011 a 2014. E, de acordo com prognósticos da Mintel, o setor cervejeiro em geral deverá expandir 54% até 2019.

A programação completa do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 12h às 20h. A South Beer Cup será realizada no Hotel Confiance Centro Cívico, nos dias 9 e 10 de junho, das 09 às 18h. As inscrições poderão ser feitas a partir do mês de abril, no site www.procerva.com.br/festival2016. Mais informações: eventos@procerva.com.br.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club