Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 19 de março de 2016

Devotos, uma cerveja nascida e lançada no Instagram

Cerveja Devotos
American IPA com Dry-Hopping foi produzida pela Confraria Devotos do Líquido Sagrado em edição limitada e não comercial e distribuída apenas para os membros do grupo (Foto: Divulgação)

O processo de criação ocorreu na rede social, e o custo foi dividido pelos participantes


Se todo cervejeiro sonha em criar a própria cerveja, imagine um grupo de cervejeiros que tem entre seus membros praticamente uma linha de produção cervejeira? Foi este sonho que motivou o grupo Devotos do Líquido Sagrado a produzir sua primeira cerveja artesanal.

Devotos do Líquido Sagrado é o nome de um grupo de cervejeiros, profissionais e entusiastas, que discute e troca informações sobre cervejas nas redes sociais (e fora dela). O grupo foi criado pelo sommelier de cervejas Douglas Guardia, responsável pelo perfil @cerveja_o_liquido_sagrado, com mais de 60 mil seguidores no Instagram.

Desenvolvida a partir de um insight dentro do grupo, a Cerveja Devotos é apresentada como "a primeira cerveja artesanal não comercial criada para ser lançada exclusivamente na plataforma preferida dos cervejeiros, o Instagram".

Todo o processo de criação ocorreu no chat, em discussões e votações que definiram os rumos do projeto, como nome, estilo e receita da cerveja. Da mesma forma, o custo foi dividido democraticamente, seguindo a velha máxima do boteco: “Sentou, pediu, a conta dividiu.”

A primeira edição da Cerveja Devotos é uma American IPA com Dry-Hopping, ABV 6%, IBU 58, produzida pela Confraria Devotos do Líquido Sagrado em edição limitada e não comercial, distribuída apenas para os membros do grupo.

O “rótulo sagrado” apresenta aos bebedores a figura do “Profeta da Devoção”, que com seu “terço-abridor” e sua “coroa cervejeira”, guia os devotos pelos caminhos etílicos da busca pela cerveja artesanal perfeita. Para materializar a ideia, o grupo convidou o artista plástico e ilustrador Marcelo “Malusco” (@malusco_art), que já assinou rótulos para a Cervejaria Bamberg.

A receita, decidida em votação pelos membros do grupo, ganhou vida e sabor pelas mãos (e panelas) do mestre-cervejeiro Marcelo Mensch e da consultoria do sommelier de cervejas Claudio Marcello, ambos docentes do curso de Formação de Sommelier de Cervejas do Senac/SP.

O lançamento mundial desta primeira edição da Cerveja Devotos ocorre
exclusivamente no Instagram, no dia 18/03/16.

Uma confraria online vai usar a hashtag #CervejaDevotos para divulgar a experiência, com posts feitos através do perfil @cervejadevotos e por perfis de membros do grupo no Brasil e em várias partes do mundo: @engedrink, @andersons_,
@cervejasepetiscos, @cassiocore, @hop_hour, @cervejolandia, @craftbier4u, @cerveja_o_liquido_sagrado, @cervejasalva, @horadogole, @eldermedeiros, @cerva_certa, @jheinerosa, @potiguarbeer, @sosbier, @geladassa, @gustavaotricolor, @mensch.marcelo, @muitabreja, @geladadiferente, @pedrocortez0087, @remarangon, @robinhuhc, @estevambeer, @malusco_art.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club