Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Em SC, cerveja vira matéria-prima para energético, pão e até amendoim

Energético a base de cerveja é uma das bebidas criadas em Blumenau (Foto: Reprodução/RBS TV)

Empresários investem em receitas a base de malte para novos produtos. 'O motorista da vez pode pegar um pão', brinca chef, já que álcool evapora.


Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a cerveja artesanal não está presente apenas nos grandes festivais e concurso que da bebida. Ela também é inspiração para novos produtos alimentícios.

O empresário Rodrigo Westphal apostou em uma bebida recomendada para quem pratica esporte, a base de malte: um energético de cerveja. "A gente queria ter uma bebida muito saudável, uma bebida que remetesse a Blumenau, a capital nacional da cerveja", conta Westphal.

Segundo ele, a bebida ainda tem proteínas e fibras que vem do próprio malte. "O gosto do malte dá a sensação da cerveja. A aceitação é boa. Quem prova, tá gostando" diz Ricardo Bof, sócio do produto. Para finalizar, foi adicionado suco de laranja.

Amendoim é aromatizado com cerveja, pimenta e ervas (Foto: Reprodução/RBS TV)

Já o empresário Sandro Voltolini quis unir 'parceiros' já bem conhecidos: cerveja e amendoim. Só que desta vez, o amendoim de pacotinho é sabor cerveja. "Faz dois anos que a gente vem testando receitas, fórmulas. A gente partiu de um só produto. Hoje a gente utiliza a cerveja IPA como base", conta Voltolini.

Além do malte, a comida contém de sete a oito lúpulus aromáticos, três tipos de pimenta e ervas finas.

Pão é feito com malte moído em Blumenau (Foto: Reprodução/RBS TV)


Para a chef de cozinha Andressa Laus Tomelin, cerveja fica boa no pão. O bagaço do chope vai na massa, o chamado malte moído, que sobra na fabricação da cerveja artesanal e é riquíssimo em fibras.

"A pesar da gente usar a cerveja com álcool na receita, depois do processo, ela evapora naturalmente com o calor. Então o motorista da vez que quiser provar um chope IPA e não puder tomar, pode pegar um pãozinho", brinca Tomelin.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club