Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Fuller's 1845 - Degustação nº 466


A 1845 Celebration Ale é um verdadeiro marco na história da cerveja britânica. Apesar da cervejaria datar de 1654, aparceria de Smith e Turner na Fuller’s foi formada em 1845. Em 1995, para comemorar o 150º aniversário da empresa, a Fuller’s preparou uma cerveja de edição especial, a 1845. Não poderia ter um começo mais promissor. O lúpulo inaugural foi adicionado por ninguém menos que Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, durante sua visita real à Fullers. Prêmios: WBA 2009 - Worlds Best Special Pale Ale.

Cervajaria: Griffin Brewery
Origem: Inglaterra
ABV(%): 6,3
Estilo: Old Ale
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro avermelhado e turbidez a frio. Sua espuma de cor bege apresentou média formação, com boa persistência, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma, o malte remete de forma intensa a caramelo, toffe e leve tostado. Senti ainda notas de madeira e baunilha. O lúpulo é leve e herbal. Álcool médio ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma, com bom equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor. 

O aftertaste é seco, duradouro, com predominância do amargor. Bom corpo, pequena rescência e textura aveludada. Cerveja muito equilibrada, bem feita e saborosa!

Enjoy!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club