Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Bohemia * Therezópolis Travessia Tripel - Degustação nº 491


Inspirado em uma das trilhas mais famosas e importantes do Brasil, que é a travessia entre as cidades de Teresópolis e Petrópolis. A cerveja tem como ingrediente a Ponkan, uma vez que a cidade de Teresópolis é a maior produtora do Estado. Além disso, a cidade conta com o famoso Festival da Tangerina Ponkan. A cerveja foi produzida com trigo cru e aveia, sendo defumada na folha seca da Ponkan, que substituiu as especiarias geralmente utilizadas no estilo.


Cervejaria: Bohemia (Ambev) / Therezópolis (St. Gallen)
Origem: Rio de Janeiro (Brasil)
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Tripel
Embalagem: Garrafa de 750 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo levemente turvo. Sua espuma de cor de branca apresentou ótima formação, sendo cremosa e persistente, com uma excelente transição de renda no copo. 

No nariz malte remetendo a cereal, mel e leve defumado. Percebe-se ainda um aroma frutado com notas de tangerina e frutas amarelas. Lúpulo leve e floral. Apesar dos 9 % ABV o álcool está muito bem inserido. Presença de ésteres frutados e cítricos. No sabor o dulçor é moderado seguido de leve amargor.

O retrogosto é duradouro e levemente adocicado. Corpo médio e carbonatação idem. A cerveja tem bom drinkability apedar da graduação alcoólica. Boa e saborosa!

Santeie peye!
Luiz Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club