Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Catalão sedia 3ª edição do Encontro Cervejeiro



Encontro ocorre de 20 a 23 de abril no Clube do Sesi, em Catalão/GO, e abarca minicursos, palestras, confraternização, concurso e até uma gincana cervejeira. As inscrições podem ser feitas através deste link até o dia 10 de abril.

De acordo com os organizadores, o objetivo é dar o pontapé inicial aos participantes que querem ingressar no mercado cervejeiro, seja para fabricação ou investimento no setor. Paralelamente ao Encontro, que engloba cursos ministrados por profissionais e professores das áreas de Química, Biologia, Engenharia de Alimentos, Marketing e Publicidade, Economia, Sommelieria e de cervejas, ocorrem duas atividades: o concurso de cerveja caseira e os minicursos na Universidade Federal de Goiás (UFG), no câmpus Catalão. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. As vagas são limitadas.

A programação dos minicursos, que ocorrem no dia 20, abarca os seguintes temas: Linha de produção de cervejarias, Processos fermentativos na indústria da cerveja, Reuso da água de cervejarias para produção sustentável e Gestão estratégica e marketing no negócio da cerveja. Já o circuito de palestras do Encontro, que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de abril, inclui palestras de diversos assuntos, como fabricação e processos, tributação, importação e exportação, harmonização, escolas e insumos, além de visitas técnicas a cervejarias.

“Tivemos de aumentar em um dia o Encontro Cervejeiro a pedido dos participantes, que queriam palestras que dominavam o mundo cervejeiro no Brasil. Acredito que conseguimos atender a solicitação trazendo pessoas para falar sobre como construir rótulo, tributação, harmonização,networking e receitas”, ressalta o mestre-cervejeiro Edmilson Silva, um dos organizadores do evento.

Outra inovação para 2016 foi a criação do Concurso de Cerveja Caseira, competição que premiará as três melhores receitas do estilo Belgian Dubbel, coordenada pelo chef e sommelier paulistano Ronaldo Rossi. As inscrições finalizam no dia 10 de abril, quando as amostras devem estar em São Paulo para avaliação.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club