Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Colorado Vixnu - Degustação nº 505


Vixnu, além de ser o nome de uma das principias divindades hindus, é também o nome desta deliciosa variação da receita India Pale Ale. A mistura de lúpulos americanos com o toque especial da rapadura conferem a essa cerveja um delicioso equilíbrio entre o sabor do malte e as notas do lúpulo.

Cervejaria: Colorado
Origem: Ribeirão Preto-SP (Brasil)
ABV(%): 9,5
IBUs: 75
Estilo: Imperial / Double IPA
Embalagem: Garrafa de 310 ml

Apresentou coloração acobreada, com corpo límpido. Sua espuma média de cor bege apresentou boa formação com duração persistente e excelente belgian lace.

No aroma, o malte remete a caramelo, açúcar mascavo e tostado, de forma intensa. O lúpulo está presente de forma marcante e é bastante cítrico, perfumado, com notas de maracujá. O álcool é perceptível, mas não compromete o conjunto. No sabor o amargor é assertivo, porém muito bem colocado. Uma boa dose de malte combinado com a rapadura amenizam o intenso amargor. 

O retrogosto é longo, amargo e seco. Tem médio corpo e rescência idem. Apesar do alto teor alcoólico a cerveja possui bom drinkability. Saborosa!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club