Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

De Seattle a San Diego: Um passeio pela Costa Cervejeira dos EUA

O estado de Washington, com 256 fábricas, só perde para a Califórnia, que abriga 570 delas




Conhecer fábricas é, para os amantes de cerveja, como visitar estádios é para os apaixonados por futebol. Na Costa Oeste dos Estados Unidos, de Seattle, na fronteira com o Canadá, até San Diego, próxima ao México, não faltam micro-cervejarias que inspiram o mundo, inclusive o Brasil. Ao norte do país, o estado de Washington, com 256 fábricas, só perde para a Califórnia, que abriga 570 delas. Se você é daqueles que não dispensa uma boa gelada, inclua um passeio pela Costa da Cerveja nos EUA no seu próximo roteiro de viagem.

O mercado já percebeu que não é somente um copo cheio que agrada os consumidores. Conhecer as fábricas onde a bebida é produzida (e claro degustar o que elas oferecem) é o que realmente satisfaz os apaixonados por cerveja. Nessas pequenas indústrias, geralmente as pessoas podem beber ao lado dos fermentadores durante as visitas guiadas. Mas, o que costuma agradar mesmo são os tours às indústrias cervejeiras que têm taproom - uma espécie de balcão com várias chopeiras e um quadro de informações sobre as receitas. Afinal, nada como saber o segredo por trás de tanta satisfação, né?

Durante sua viagem pela Costa Oeste dos Estados Unidos para visitar as fábricas de cerveja você vai perceber que são bastante comuns cervejarias com food trucks do lado de fora. Assim, você pode saciar a fome para continuar a degustação até o fim da visita. Uma boa alternativa para quem não quer desperdiçar nenhum minuto do dia com um copo na mão é procurar uma agência que ofereça tours por diversas fábricas no mesmo dia. Desta forma, você poderá beber à vontade sem se preocupar em ter que pegar estrada.

Os amantes de cerveja vão se apaixonar pelo passeio. A Costa Oeste americana, diferente dos outros lugares do mundo, capricha na presença de lúpulo - um dos quatro elementos básicos da bebida. Água, cevada e fermento completam a receita irresistível. Logo no começo da viagem, em Washington, onde está a cidade de Seattle, aproveite para ir no Vale Yakima, onde há uma concentração de 75% da produção de lúpulo americano.

Mais ao Sul, em São Francisco, no estado da Califórnia, você vai ver que não é só o movimento hippie que se destaca na história da cidade. Desde 1978, quando o mercado cervejeiro chegou ao seu ponto mais baixo desde a proibição, com apenas 89 fábricas no país, a fábrica Anchor já lucrava com a bebida. Hoje, a visita guiada pelo local custa 20 dólares e é muito concorrida, sendo necessário agendar com antecedência pelo site AnchorBrewing.com. Durante o tour você terá uma aula sobre o tema, com direito a receitas que marcam a história da marca. A Anchor, segundo sua tradição, era resfriada naturalmente durante a fermentação aproveitando-se da brisa noturna da Baía de São Francisco.

Não é só ela, porém, que faz parte da história de São Francisco quando o assunto é cerveja. A Speakeasy, batizada com o nome que se dava aos bares clandestinos nos tempos de proibição de venda de bebida, também faz sucesso e merece uma visita. Atualmente, são, no total, 27 cervejarias espalhadas por quase todas os bairros de São Francisco, inclusive naqueles que estão no roteiro turístico da cidade, como Haight-Ashbury e Mission District.

Saindo de São Francisco e indo em direção a Los Angeles não deixe de dar uma parada em San Luis Obispo, onde fica a pequena Paso Robles e suas mais de 200 vinícolas. É lá que você vai encontrar a cervejaria Forestone Walker, que também está montando uma fábrica em Venice Beach, em L.A. Ao degustar bastante a bebida, siga para o brewpub BarrelHouse, especializado em envelhecimento de barris, que conserva o sabor e o deixa bem mais prazeroso.

Outras carvejarias tradicionais por lá são a Karl Strauss, Green Flash, Alpine e Port/The Lost Abbey. Uma das cinco filiais do brewpub Pizza Port também merece uma visita. Fundada em 2013, a Modern Times é outra ótima opção. E uma das mais recentes é a Novo Brazil, que fica em Chula Vista, ao sul de San Diego.

E aí, ficou animado para fazer uma viagem pela Costa Oeste dos EUA e degustar cervejas deliciosas? Confira, na galeria acima, motivos para te convencer ainda mais de que este roteiro merece ser feito o quanto antes!


Fonte: Pure Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club