Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Duchesse de Bourgogne - Degustação nº 487


Duchesse de Bourgogne é uma representante do estilo Flanders Red Ale, tradicional da região oeste de Flandres na Bélgica. Uma cerveja delicada, maturada em barril de carvalho francês por 1 ano e meio. O rótulo é uma homenagem à Mary, a duquesa de Borgonha que nasceu no século 15 nos arredores de Bruxelas.Com 20 anos herdou o ducado e ficou conhecida por ser uma mulher com temperamento forte e decidido, que fez com que a França reconhecesse o poder que a província de Borgonha tinha. Faleceu com apenas 25 anos em uma queda de cavalo perto da região de Bruges.

Cervejaria: Brouwerij Verhaeghe
Origem: Bélgica
ABV(%): 6,2
Estilo: Flandres Red Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi quando colocada contra a luz e corpo turvo. Apresenta um coroa de espuma média, de cor bege e de boa duração, com um excelente belgian lace no copo.

No aroma o malte remete a leve caramelo. O aroma é complexo e têm notas de frutas vermelhas, frutas secas, baunilha, madeira, vinho e vinagre. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o dulçor é moderado, o amargor é leve e as notas avinagradas e acidez da cerveja, mais intensas. 

O aftertaste é duradouro, levemente amargo, ácido e seco. Corpo médio, textura oleosa e rescência média. Cerveja com bom drinkability. Excelente!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club