Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Ninkasi Beer Club no lançamento do Chopp de Outono da Sankt Gallen!


Neste fim de semana, mas precisamente no sábado a Vila St. Gallen lançou o seu tradicional Chopp de Estação. Desta vez o estilo escolhido para celebrar o outono, foi o Extra Special Bitter, da escola inglesa e o Ninkasi Beer Club foi lá para conferir!

Chope Therezópolis Gold

O dia estava bem quente, ensolarado e nada melhor que uma caneca de chopp Therezópolis Gold para aplacar a sede e acompanhar os petiscos servidos pela casa.


Antes do esperado Chopp de Outono, ainda tivemos a oportunidade de degustar o mais recente lançamento da St. Gallen, a Therezópolis Diamant, no estilo Belgian Tripel. A Diamant tem um dourado intenso, quase que alaranjado, com dulçor se sobressaindo ao amargor e teor alcoólico de 9.5%. O aroma é frutado, com notas de damasco e frutas amarelas.


O Chopp apresentou uma coloração cobre, com leve turbidez. Sua espuma de cor marfim apresentou cremosidade, boa formação e estabilidade, com boa transição de renda no copo.No aroma, o malte remete a caramelo, em função da adição do açúcar mascavo e leve tostado. O lúpulo, herbal está presente de forma média. O sabor acompanha o aroma, com ótimo equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor. O final é seco, duradouro, com predominância do amargor, sem ser agressivo. Corpo leve e carbonatação na medida. Uma cerveja com alto drinkability. Muito boa!

Algo que me chama a atenção e que particularmente me agrada muito é o fato de que a St. Gallen não se prende as tendências ou modismos do mercado quando o assunto é o Chopp Sazonal da Casa. Já teve Brown Ale com canela e cacau, Berliner Weisse com melancia e agora um estilo inglês pouco explorado no Brasil. Ao conversar com os Cervejeiros da Vila St. Gallen, Tommaso Di Martino e Gustavo Machado sobre o assunto, os dois me confirmaram que este é o objetivo da Cervejaria, ou seja, apresentar novidades a cada estação, explorando estilos pouco comerciais ou consumidos no país. Mais uma vez acertaram em cheio!


Para harmonizar com o Chopp de Outono, o Chef Rafael Estorque, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen, é o sanduíche de rosbife, preparado em um exclusivo pão da casa, recheado com rosbife fatiado com cebola roxa, pepino em conserva e vinagrete de mostarda ancienne. O leve tostado do rosbife combinou muito bem com o caráter maltado do chopp, complementado pelo frescor da cebola roxa e a leve acidez do pepino em conserva. Além disso, um bom casamento entre o lúpulo, com sua leve picância e caráter herbal e o condimentado da mostarda ancienne.


No detalhe, o brinde de Tommaso Di Martino e Rafael Estorque, idealizadores das duas estrelas do dia que serão as atrações durante toda a estação. 

Vila St. Gallen

Enfim, a tarde foi extremamente mais uma vez ótima e super agradável! O Ninkasi Beer Club agradece a todos da cervejaria St. Gallen e da RPM Comunicação pelo convite e o carinho de sempre. Até a próxima estação!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club