Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Tupiniquim Honey Ale - Degustação nº 573




A cerveja Tupiniquim Honey Ale utiliza uma receita base do estilo inglês Special Bitter. A utilização do mel em cervejas é bastante comum e seu balanceamento bastante delicado, isso porque existem inúmeras variedades de mel, cada um com aroma/sabor diferenciado, o que no resultado final confere propriedades únicas na cerveja. A adição do mel também faz com que a cerveja fique um pouco mais alcoólica. Isso ocorre, porque no mel contém mais de 90% de açúcar fermentável em sua composição, logo, durante o processo de fermentação, a levedura utiliza este açúcar para fermentar, gerando assim mais álcool e CO2 na bebida. A Tupiniquim Honey Ale, a cerveja que foi medalha de ouro na categoria Specialty Honey Beer no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

Cervejaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 6
Estilo: Specialty Honey Beer
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração âmbar e corpo límpido. Sua espuma de cor branca apresentou enorme formação, persistência, com uma excelente transição de renda no copo.

No aroma, notas de cereais e mel. Lupulagem floral e bem leve. Presença de álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor o mel se destaca, porém sem ser enjoativo. 

O retrogosto é levemente amargo. Corpo leve, carbonatação vívida e textura frisante. Cerveja com bom drinkability. Boa cerva!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club