Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Tupiniquim Dubbel - Degustação nº 634


Inicialmente, o estilo Dubbel era apenas uma cerveja duas vezes mais forte. Os cervejeiros faziam a cerveja circular duas vezes pela mostura, extraindo assim mais açúcar do grão, o que a deixava mais alcoólica. Alguns citam que, durante um tempo, esse termo era utilizado para cervejas que utilizavam o dobro de malte da receita original, o que garantia uma receita mais encorpada e alcoólica. Hoje a Dubbel é um dos estilos belgas mais famosos, bastante conhecido pelas fábricas trapistas, que têm tradição no estilo. A Tupiniquim Dubbel foi medalhista de bronze no Australian International Beer Awards em sua categoria e ouro no Brasileiro de 2015.

Cervejaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 7
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de cor castanho escuro, com tons rubi e corpo opaco. Sua espuma de cor caramelo apresentou ótima formação e persistência, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, chocolate, café e tostado, de forma intensa. Notas frutadas lembrando frutas escuras e secas. Álcool bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor moderado em função da tosta do grão. 

O aftertaste é duradouro, amargo e seco. O corpo médio-baixo, além de média rescência. Cerveja com médio drinkability. Boa cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club