Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Urbana e Treze lançam colaborativa na Holanda


Joelma e Chimbinha são as novas criações das cervejarias paulistanas, que trabalharam em parceria com a Kaapse Brouwers, de Rotterdam.


A convite dos cervejeiros da Kaapse Brouwers, a Urbana e a Treze foram até Rotterdam, na Holanda, selar uma parceria de sucesso e produzir duas cervejas com personalidade.

O primeiro resultado desta união foi o nascimento de uma ‘Strong Caipirinha Farmhouse IPA’, criada por Bruno Couto e Eduardo Marques, da Treze, que se inspiraram em um dos drinks brasileiros mais famosos do mundo para dar origem a uma bebida forte, marcante e de alta qualidade. E, posteriormente, André Cancegliero, da Urbana, junto com os cervejeiros Tsjomme e Etienne, da Kaapse, trabalharam na criação de uma ‘Double Brown Ale’ com adição de tonka e catuaba. Na criação da Urbana, destaca-se a harmonia entre sabor e aroma. Como explica André, a ideia foi levar ingredientes brasileiros para a receita, e como a semente de tonka é bastante forte, optaram por uma cerveja que se completasse com ela.

Também valorizando os sabores brasileiros, a Treze fez uma cerveja com alto amargor e teor alcoólico, que passou por um filtro com pedaços de limão tahiti, para trazer um pouco dos aromas e sabores encontrados na caipirinha. Além disso, foi maturada em amburana, madeira clássica no envelhecimento de cachaça.

Para acompanhar o padrão da cervejaria Kaapse Brouwers, onde todas as cervejas levam nomes de pessoas, os cervejeiros batizaram suas criações de Joelma e Chimbinha, fazendo uma homenagem à cultura popular brasileira de forma criativa e bem humorada. Chimbinha, da Urbana, e Joelma, da Treze, serão lançadas entre junho e julho no bar da Kaapse, que fica dentro de um food park às margens do antigo porto de Maashaven, na Holanda, e farão parte da carta de cervejas da casa. Mais detalhes estão disponíveis no site da Kaapse Brouwers www.kaapsebrouwers.nl.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club